Hiper personalização de produtos, uso de insumos naturais e fórmulas limpas e sem crueldade animal são alguns dos fatores que estão fomentando o mercado.
Diante de demandas cada vez mais específicas e conscientes dos consumidores, algumas empresas estão aliando tecnologia e inovação para o desenvolvimento de cosméticos mais alinhados às novas demandas e assim se diferenciar no mercado, apresentando soluções reais aos seus públicos. Além disso, durante a pandemia, o consumo de produtos sustentáveis tornou-se prioridade para aproximadamente 32% dos brasileiros, de acordo com pesquisa publicada pela Nielsen. Abaixo, os especialistas da JustForYou, detalham as principais tendências que devem dominar o mercado de haircare no Brasil nos próximos anos.
1. Hiper personalização de produtos
Além de criar fórmulas sob medida para cada cabelo, a inteligência artificial de personalização pode ser utilizada para descobrir as necessidades dos clientes e criar soluções específicas baseadas em dados.
2. Fórmulas limpas e cruelty free
Sob o conceito de “beleza limpa”, a indústria de cosméticos tem trocado cada vez mais substâncias químicas nocivas para os cabelos e também para o meio ambiente, como parabenos, sulfatos, silicones insolúveis, petrolatos e corantes artificiais, por matérias-primas naturais, com ativos concentrados.
3. Redução no consumo de plástico
Com a proposta de reduzir o consumo de plástico e minimizar o impacto causado pelo descarte desse material, empresas buscam alternativas de embalagens 100% recicláveis ou fabricadas a partir de material já reciclado.
4. Minimalismo
Na contracorrente das prateleiras abarrotadas de produtos específicos que não são consumidos, acabam perdendo a validade e sendo descartados, a personalização de cosméticos é a consequência de uma demanda latente do mercado por soluções específicas e experiências customizadas, mas sem o prejuízo da produção em massa.
5. Uso de insumos naturais
Priorização de ingredientes naturais, com fórmulas são livres de químicos agressivos.
6. Menor consumo de água
Cosméticos formulados com menor quantidade de água estão ganhando o mercado de beleza contemporâneo, como é o exemplo de xampus e condicionadores sólidos.