Segmento deve se manter em crescimento anual até 2030.
O setor brasileiro de cosméticos começou o ano de 2023 com o pé direito. Os negócios devem dar continuidade a uma trajetória de crescimento registrada no ano passado.
Conforme pesquisas da NielsenlQ/Ebit, realizadas no primeiro semestre de 2022, o mercado de cosméticos no Brasil contou com crescimento de 24% em relação a 2021. Com isso, passou a ocupar o segundo lugar em termos de aumento na intenção de compras de produtos do setor de beleza e autocuidado.
Como um dos líderes em número de lançamentos no setor, a estimativa é que o País continue ocupando as primeiras posições do ranking nos próximos anos. Até 2030, a expectativa é de uma taxa anual de crescimento de até 4,76%, segundo previsões da Goldstein Research em artigo publicado na Revista H&C — Household & Cosméticos.
Em 2022, a indústria brasileira de higiene e beleza registrou um crescimento de 14% em exportações quando comparada ao ano anterior. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), os embarques para fora do país alcançaram US$ 445,3 milhões entre janeiro e julho.
O Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE-PMEs) indicou um resultado positivo na movimentação financeira real das PMEs ao longo da Black Friday de 2022. Itens de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal ficaram em quarto lugar na lista dos segmentos que obtiveram melhor desempenho, com crescimento de 9,4%.
No acumulado de novembro até a data exata do evento (dia 25 do mesmo mês), o crescimento das vendas do comércio varejista foi de 7% em comparação ao mês anterior. A partir da análise, foram verificadas as movimentações financeiras de 65 segmentos do varejo.
Para o cálculo, considerou-se a média diária do acumulado do mês até a data da Black Friday.