Depois de apontar uma grande queda nas vendas em 2020, dados apontam recuperação do segmento nos últimos dois anos.
A venda de maquiagens foi a categoria mais afetada nos últimos anos. Os produtos para lábios, em especial, apresentaram uma queda significativa entre 2019 e 2020, quando foi registrada uma redução de mais de 1,5 milhão no número de unidades vendidas. Muito afetada pelo uso de máscaras, a categoria ainda não retornou aos patamares registrados antes da pandemia, mas aponta alta nos últimos dois anos, de acordo com dados da empresa de inteligência de mercado, The NPD Group.
Segundo a pesquisa, entre 2020 e 2021, o aumento foi de mais de 300 mil unidades vendidas. Em 2022, os dados apontam um crescimento de 35% em relação ao ano anterior. Os números indicam que, ainda que não volte ao mesmo patamar de 2019, nos últimos dois anos a categoria vem se recuperando mês a mês. “É uma tendência e segue crescendo. A diferença mais relevante que notamos é que o principal foco para lábios agora não vem tanto com o uso do batom tradicional, como o mate que vimos durante tantos anos. Notamos uma tendência de uso de produtos mais suaves, com foco em brilho, um acabamento que dá efeito mais úmido, saudável e hidratado. Baton, gloss, bálsamo e pumbler são os produtos que oferecem esses benefícios”, afirma a diretora comercial do The NPD Group no Brasil, Ana Seccato.
Entre as principais tendências para o mercado de lábios, podemos destacar três:
Gradiente Lips: começou como k-beauty, uma nova tendência de cuidados com a pele que segue os conceitos da rodinha de skincare coreana. Pintando por dentro, ela cria um efeito degradê com cor concentrada no meio e desbotando e direção às bordas.
Gum Lips: parte da tendência “maquiagem sem maquiagem”, com apenas um delineador natural e um gloss ou bálsamo, que pode ser usado em qualquer lugar e ocasião.
Brownie Hazed Lips: assim como o Gym Lips, com um delineador e um gloss, mas em vez de natural é um tom mais escuro com o uso do lápis em volta do lábio.
A venda de produtos de maquiagem com atributos de skincare também vem crescendo. Um aumento que, nos últimos anos, era muito notado nas bases, agora passa a fazer parte dos produtos para lábios. Segundo os dados do The NPD Group, quase 50% dos produtos para lábios que são vendidos hoje, em países como Argentina, Chile, Peru, México e Brasil, trazem no seu foco de comunicação ingredientes que proporcionem benefícios para a pele.