Confira como foram os destaques da EBC na Beauty Fair 2023
A 18ª edição da Beauty Fair, a maior feira de beleza das Américas e o segundo maior evento do segmento no mundo, aconteceu esta semana e contou com mais de duas mil marcas e 200 mil visitantes.
Na sexta-feira (8/9), a Beauty Fair reuniu mais de 1.200 empresários no Fórum de Beleza do Varejo. O evento debateu o cenário atual e tendências do mercado de beleza do Brasil. Os participantes receberam diversos insights dos palestrantes – o ex-Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; o diretor-geral da Beauty Fair, César Tsukuda, e dos executivos Willian Lin e João Branco – sobre as perspectivas econômicas, experiência do cliente e gestão de negócios, além de conhecerem o conteúdo da primeira pesquisa Beauty Fair sobre Varejo de Beleza.
Tsukuda apresentou dados de mercado, com levantamento da IPSOS, realizados em julho deste ano, e destacou que o Brasil é o quarto maior mercado do mundo em cabelos e desodorante, e o segundo País do mundo em consumo. Para o executivo, a verdadeira inclusão social do setor está na geração de empregos. “O mercado de beleza representa 4% do PIB do Brasil, um número altamente relevante. Nosso segmento, ainda representa o desenvolvimento da autoestima e do bem-estar, porque, muitas vezes, o mercado de beleza é a primeira fonte de emprego para famílias”, comentou o diretor.
Segundo Meirelles, o crescimento de 0,9% do PIB no segundo trimestre animou o mercado e os investidores internacionais. Ele também ressaltou a momento de forte de postos de trabalho – com 92% dos brasileiros empregados – e a perspectiva de um crescimento anual de 3% como “boas notícias”, que precisam ser comemoradas. “O Brasil está crescendo e não existe chance de recessão”, afirmou, reiterando que com emprego e renda, o brasileiro tende a retomar o consumo – e que os itens de higiene pessoal, beleza e cosméticos devem estar entre os primeiros a crescer.
A pesquisa da Beauty Fair também trouxe dados relevantes para a audiência: 86% das pessoas consumidoras têm de 18 a 34 anos, compram dois produtos – em 68% das vezes para o cabelo – e passam 21 minutos no ponto de venda. O tíquete médio desse público é de R$ 88,52.
Já os consumidores com 44 anos de idade ou mais gastam R$ 96 em cada visita às lojas, mostrando que buscam por produtos de maior qualidade, independente do preço; 85% planejam as compras e, deste percentual, 88% compram mais do que o planejado.