Se você está querendo abrir o seu negócio, mas ainda não sabe como empreender do zero, aqui é o lugar certo para você
Quem sonha em abrir o seu negócio, sabe que irá passar por grandes desafios, e que isso envolve muita coisa, no entanto, muitas pessoas não sabem como começar a empreender, deixando algumas informações de lado. Por conta disso, hoje viemos trazer para algumas dicas valiosas para quem deseja adentrar de vez neste desafio.
Primeiramente, você deve identificar o que você sonha em fazer e quais as suas habilidades pessoais. Tendo um objetivo em mente, você já tem noção para onde ir.
A partir de sua decisão, você deverá realizar uma pesquisa dentro do mercado para conferir se a área de atuação a qual deseja entrar está em alta, e quais as dificuldades enfrentadas por ela. Além disso, identificando oportunidades e analisando concorrentes (as empresas que também estão no início neste segmento), você poderá progredir no pensamento.
Este ponto é crucial para que você possa ter sucesso em seu início. Saber a sua posição no mercado, como microempreendedor inicialmente é fundamental. Isso porque, muitas pessoas que estão começando querem se comparar a empresas grandes, e isso é um grande erro.
Identificar quem são os seus concorrentes é fundamentalmente importante para você se basear em quais caminhos tomar, e o que fazer ou não fazer.
Assim, você deverá elaborar um plano de negócios com metas, estratégias de marketing e projeções financeiras. Não sabe como fazer isso? Busque uma consultoria, procure mentores e o networking é essencial. Assim, você poderá entender como o mercado funciona com pessoas experientes e obter insights relevantes.
A gestão financeira é essencial e deve ser cuidadosa, mantendo um controle rigoroso, e sabendo separar o que é seu e o que é do empreendimento.
Como começar a empreender do zero?
Antes de mais nada, você precisa de alguns elementos-chave. Primeiramente, você deve ter uma ideia clara e inovadora do que você quer, isso serve tanto para serviços, quanto para produtos, e que desperte o interesse do mercado.
Pondere o uso de um Produto Viável Mínimo (MVP) para testar a ideia no mercado antes de investir completamente sem um planejamento prévio é uma estratégia a ser considerada. Dessa forma, você pode validar a sua ideia de empreendimento como um pequeno negócio.
O que é um Produto Viável Mínimo?
Trata-se de uma etapa fundamental para quem vai iniciar um novo negócio. Ele pode ajudar a reduzir os custos além de identificar se há demanda de mercado para o produto.
Veja mais sobre o assunto clicando aqui.
Após isso, você deve planejar cuidadosamente e elaborar um plano de negócios detalhado, que inclusa análise de mercado, possíveis estratégias de um crescimento, projeções financeiras e metas realistas. Isso será essencial para o empreendimento tomar um rumo.
A busca por conhecimento é uma virtude, a por Networking é outra, afinal, é lá que você poderá fechar parcerias e bons negócios profissionais. Além disso, através de cursos, mentores ou eventos, você poderá adquirir insights valiosos para aprender com pessoas mais experientes no mercado.
Além disso, os recursos financeiros são fundamentais para dar vida ao negócio, por isso, se você encontrar formas de driblar os gastos e conseguir investidores, melhor. Por conta disso, o MVP faz-se uma alternativa interessante.
Por último, chegou a hora de colocar a ideia em prática. Para isso, você precisará se adaptar, ter foco, disciplina e organização.
Deseja abrir uma loja de varejo? Veja quais são os principais desafios
1. Concorrência
Como falamos anteriormente, antes de empreender, é necessário que se faça um amplo estudo de mercado, onde o empreendedor precisa saber quem é a concorrência e tudo o que eles fazem. Ter um conhecimento aprofundado de sua concorrência é fundamental para você pegar os pontos positivos e negativos.
2. Estar atualizado no mercado
Com a evolução tecnológica, a velocidade da informação é meteórica e pode fazer com que um produto ou uma tendência dure menos tempo do que se imagina. Além disso, um produto que surge sem hype pode de repente ter um “boom” e se tornar um hit. Dessa forma, você deve se atualizar constantemente, participar de eventos voltados para a sua área de atuação, e sempre estar estudando.
3. Impostos
Este tipo de desafio, você também deverá estar pronto para enfrentar. Isso porque, empresas pagam diversos impostos obrigatórios por lei. A instabilidade econômica do país e as constantes mudanças de legislação tributária são apontadas como as principais dificuldades para quem atua no setor. Isso porque, o empreendedor sempre deve estar de olho nos impostos que incidem sobre o seu negócio e produto, assim como para os encargos trabalhistas. Tudo deverá ser colocado no papel e analisado com frequência.
4. Mão de obra
A Mão de obra é um dos grandes desafios enfrentados pelo empreendedor de varejo. Afinal, além do investimento que você terá para a construção, impostos e desenvolvimento, deve ter em mente se vai necessitar a contratação de pessoas e de quantas pessoas, além dos valores que está disposto a pagar. Além disso, você precisa treinar e qualificar os seus funcionários para que atendam o seu cliente da melhor maneira possível.
Geralmente quem atua em comércios, sejam micro ou pequena empresa, inicialmente trabalha com parentes e amigos próximos.
5. Inadimplência
A inadimplência dos clientes é um risco que qualquer empresa corre. No entanto, as micro e pequenas empresas sofrem muito mais com essa situação.
De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais em conjunto com o SPC Brasil, alguns empreendedores do varejo tem fugido dessa inadimplência vendendo seus produtos por cartão de crédito.
6. Crédito
Grande parte dos novos empreendedores não tem o capital como um todo para abrir o seu negócio. Assim, acaba dependendo de linhas de créditos, sejam elas oficiais ou privadas. Aí é onde surge as preocupações com os juros altos e a burocracia.
Como e por que começar a empreender na área da beleza?
O mercado de beleza proporciona muitas oportunidades para empreender com sucesso, prestando serviços ou também vendendo cosméticos.
Este é um caminho para homens e mulheres que acreditam em mudar vidas através do universo da higiene e da estética, que buscam conseguir independência financeira e proporcionar experiências únicas para os seus clientes.
Muitas mulheres encontram no empreendedorismo uma esperança para melhorar as suas condições e a da família.
Segundo um estudo da SERASA Experian, 40% das mulheres afirmam que a busca pela independência financeira foi o que as levaram a empreender como uma nova conta de renda após a perda de um emprego formal.
Além disso, a dificuldade para se recolocar novamente no mercado sempre é um desafio imenso para a maioria. O IBGE apontou, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua, onde a taxa de desemprego no país referente ao 2º trimestre de 2022 ficou em 9,3%. O desemprego entre mulheres segue sendo bem maior em relação aos homens, e isso influencia diretamente nessa vontade da independência financeira.
Por fim, alguns dados coletados pelo SEBRAE, apontam que o número de “MEI” no segmento de beleza e estética em 2022 subiram 8% em relação a 2021, e seguem subindo até os dias de hoje.
Veja abaixo razões para empreender na área da beleza.
1. Crescente Demanda
Independentemente de sua situação financeira, as mulheres sempre buscam uma maneira de cuidar da aparência e se sentir bem com elas mesmas. Além disso, é cada vez mais comuns ver os homens mais vaidosos, querendo cuidar da barba, do cabelo e da pele.
Mesmo que não sejam extremamente vaidosas, sempre precisarão de algum serviço, seja perfume, desodorante, escova de dentes, etc.
De forma geral, grande parte da população gosta de se cuidar e já possui uma rotina de cuidados com o cabelo, unhas, sobrancelhas, depilação, dentre outros serviços.
Convivemos em uma sociedade mundial que se preocupa com a aparência e com o envelhecimento, e tem crescido cada vez mais a busca por cuidados estéticos e tratamentos.
2. Baixo investimento
Quando comparamos a outros setores, os empreendimentos na área da beleza de uma forma geral, geralmente requerem um baixo investimento. Com isso, você pode iniciar abrindo uma pequena perfumaria em seu bairro, ou até, nas situações mais delicadas visitar o cliente para comercializar o seu produto.
Dessa forma, você pode começar com um pequeno investimento em equipamentos e materiais e expandindo conforme o seu negócio for crescendo.
Se parar para notar, grandes profissionais da beleza iniciaram com um microempreendimento e foram conquistando o seu espaço.
3.Possibilidade de crescimento e expansão
Como citamos anteriormente, você não deve se preocupar com o tamanho do seu negócio inicial, contanto que você agregue valor e qualidade para o seu cliente.
Afinal, a indústria da beleza oferece uma infinidade de serviços, como cabelos, maquiagens, unhas, cuidados com a pele, entre outros. Por conta disso, você pode explorar um pouco de cada área, mas de forma planejada e estratégica.
Conforme o seu negócio for crescendo, você pode pensar em abrir uma segunda loja, contratar mais funcionários, ou apenas expandir o tamanho de seu estabelecimento. Com uma base consolidada de clientes, você pode inclusive se tornar referência de diversos serviços de beleza e aumentar a quantidade de vendas.
Para isso, você deve estar muito atento(a) no mercado, sempre estando atualizada e buscando novas tendências. Aproveite as oportunidades e leve o seu negócio a outro patamar.
4. Satisfação pessoal
Trabalhar com a beleza, proporciona uma oportunidade de fazer diferença positiva na vida das mulheres e também dos homens. Isso ajuda na autoconfiança e na saúde mental. Muitas pessoas cuidam da beleza como uma maneira de driblar as inseguranças.
Proporcionar tudo isso para as(os) suas(seus) clientes é extremamente gratificante.
Como começar a empreender do zero na área da beleza?
1. Trabalhe a sua mente
Empreender envolve uma grande mudança na mentalidade, por isso, deve ser levado em conta que agora você será a sua própria chefe e que para dar certo dependerá unicamente de você.
2.Se esforce ao máximo
Para começar a empreender, por mais que em alguns momentos seja inevitável, devemos concentrar todas as nossas energias em seu negócio.
Dessa forma, busque mentorias, estude, faça cursos e observe o comportamento do mercado.
3. Tenha gerenciamento de seu negócio
Se você não teve a mente empreendedora, mas sonha em ter o seu próprio negócio, você deve buscar capacitar-se, buscando cursos de gerenciamento de pequenos negócios.
Você deve pensar como deseja tocar o seu negócio, e também pensar em como se organizar financeiramente.
Por conta disso, a EBC, traz para você uma consultoria completa para você que deseja abrir o seu próprio negócio.
4. Acompanhe o mercado de beleza e tenha inspirações
Estar antenada no mercado da beleza, e ter alguém onde se espelhar, é essencialmente importante para que você ganhe motivação e inspirações para executar o seu trabalho.
5. Faça um plano de ação e de negócios
É essencialmente importante que você siga todos os passos que trouxemos ao início deste texto, trazendo estudos, dados, e montando sua estratégia conscientemente conforme o seu orçamento.
A EBC oferece para você cursos pagos e gratuitos e ensina você como empreender do zero. Aproveite nossos conteúdos para se capacitar.