O Futuro do Varejo de Beleza depende de muitas coisas, dentre elas uma atenção maior dos profissionais e das mudanças de comportamento
Com a evolução tecnológica, as informações são passadas em uma velocidade meteórica, e o mercado muda a cada dia. Por conta disso, o futuro do varejo de beleza passa por diversos fatores.
A equipe da Beauty Fair esteve presente na NRF Big Show, e de acordo com Cesar Tsukuda, diretor geral, este evento se tornou um “compromisso anual imprescindível”. Isso porque, viver essa experiência atrai diversos aprendizados, novidades e atualizações, olhando para o futuro, tudo isso em apenas três dias de evento.
Mas afinal, o que é a NRF?
A NRF (National Retail Federation) é quem organiza todos os anos um evento em Nova Iorque. Lá são apresentadas as principais novidades do varejo e as tendências para o ano que está se iniciando.
Já a NRF Retail’s Big Show & EXPO, já teve mais de 100 edições.
Nesta feira, há espaço para todo mundo, desde marcas consolidadas, já no mercado há mais tempo até as emergentes.
Além disso, ela traz as novas tecnologias que estão sendo (ou que em breve serão) lançadas e testadas no mercado.
No entanto, o ponto alto deste evento é a troca de experiências que acontece, é uma oportunidade única e que deve ser aproveitada pelas pessoas que atuam no varejo.
O Brasil tem a segunda maior comitiva que comparece a este evento, e quando volta, chega cheia de ideias e insights. São feitos diversos eventos para transmitir o conteúdo de quem não foi, ou até mesmo ampliar as percepções de quem estava lá. Isso porque, agrega tanto conteúdo que as informações podem de misturar.
Confira abaixo os insights adquiridos que a delegação da Beauty Fair adquiriu e considerou fundamental para o futuro do varejo de beleza
1. Como deve ser o profissional do futuro? O Ser humano ainda será um destaque
O Profissional do futuro tem conhecimentos sobre as mais novas tecnologias, e apesar de serem falhos, sabem improvisar, sabem resolver problemas. “Nenhuma tecnologia substituirá a inteligência humana”, a tomada de decisão só diz respeito ao ser humano, não as tecnologias e inteligências artificiais.
2. As lideranças devem fazer a diferença
Os líderes de modo geral, devem seguir à risca o título que detêm, eles são as pessoas capazes de realizarem mudanças significativas. A sociedade confia nessas pessoas e olham com bons olhos, como essenciais para a transformação e inovação no varejo de beleza.
3. Veja como tudo evolui, se antecipar te dá vantagem em relação a concorrência
Tudo o que você faz bem feito atualmente, pode se tornar ultrapassado em um futuro breve devido ao avanço da informação e da tecnologia. Por conta disso, buscar por evoluções e se atualizar são chaves essenciais para que consiga se manter saudável dentro do mercado.
4. Monetização de conteúdo – Como transformar os dados que você tem em grandes oportunidades rentáveis?
Saber aproveitar as oportunidades que surgem de transformar dados em oportunidades concretas é a nova moeda do varejo. O Retail Media é uma estratégia inteligente e eficaz para agregar valor ao seu conteúdo. Assim, você poderá transformar suas lojas físicas ou online em verdadeiros hubs para mídia e também para a indústria.
O que é o Retail Media?
Retail Media é uma estratégia da área de publicidade que permite que as marcas coloquem anúncios dentro de espaços de empresas varejistas, físicas ou online. Dentro do Marketing Digital, essa segmentação é feita baseada em informações preenchidas pelo usuário em seu site e coletada pelo próprio varejista.
A grande diferença deste tipo de anúncio para os chamados “Ads”, é que os dados usados para a segmentação das ofertas são fornecidos diretamente pelo próprio varejista, e não pelas plataformas como o Google Ads.
No Retail Media, a marca anunciante paga o varejista para incluir os seus produtos e anúncios na plataforma. O varejista, por sua vez, utiliza as informações sobre os compradores para fazer a segmentação destes anúncios diretamente para o público-alvo certo. Isso garante que a campanha da marca seja direcionada de forma eficaz.
5. Como visão para o futuro do varejo de beleza, você deve levar em conta a relevância de sua marca além dos produtos que você vende
Em seu negócio, você deve oferecer produtos de qualidade. No entanto, de nada valerão os produtos de qualidade se você não trouxer um valor para o seu cliente, para os seus fornecedores e para a sociedade.
Como você lida com os seus colaboradores e com o seu cliente?
Pense em uma abordagem mais próxima e pessoal, mantenha uma boa relação e se aproxime deles para manter uma posição forte no mercado, e a fidelidade de todos eles.
6. Lições de Liderança de Magic Johnson
Na NRF, o ex-jogador e astro de basquete, Magic Johnson, hoje empresário, trouxe grandes lições de liderança. Essas lições são fundamentais para quem deseja se destacar em um setor tão desafiador quanto é o varejo.
O ex-atleta trouxe o insight de superação, sempre tentando vencer a concorrência. Ou seja: se o seu adversário acordasse 7 horas para treinar, ele acordava 6:30, se o café da manhã do adversário fosse um ovo mexido, o dele seria 2 ovos mexidos, e ele utilizava isso para tudo.
Ter um olhar competitivo, quando encarado de maneira construtiva, faz com que as equipes deem o máximo de si.
Além disso, ele trouxe para a discussão também a importância da tomada de decisões com base em dados e a maneira com as quais os mentores são importantes para facilitar nossa jornada. No entanto, para Cesar Tsukuda, o que mais fez sentido foi comparar os melhores jogadores do mundo dos dias de hoje com os de antigamente. Afinal, antigamente tinha algo que nenhum da atualidade conseguiu demonstrar: a habilidade de desenvolver excelência de acordo com a sua performance individual.
7. O uso de inteligência artificial é o futuro do varejo da beleza
A Inteligência Artificial vem sendo cada vez mais utilizada e é fundamentalmente importante para o funcionamento de uma empresa. No entanto, não substitui a mão de obra humana. Isso porque, apesar de trazer o que precisamos, apenas o ser humano tem o chamado “jogo de cintura” para lidar com algumas situações. Além disso, a criatividade do ser humano vai muito além das inteligências artificiais.
Resumidamente, homem e maquina podem trabalhar lado a lado, inclusive é a combinação perfeita, ambos se completam.
Cesar Tsukuda deu uma palestra no Aniversário de 27 anos da EBC falando sobre esses insights, veja o que rolou!