A Saúde Mental no Ambiente de Trabalho é essencialmente importante para manter a sua equipe motivada

Saúde Mental no Ambiente de Trabalho
Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

Dentro de um contexto cada vez mais competitivo de negócios e profissionais, o aumento de demanda e pressão aumenta. Manter uma carreira estável atualmente é, muitas vezes sinônimo de estresse, ansiedade e outros problemas psicológicos e psiquiátricos, podendo desencadear inclusive em um burnout. Por conta disso, manter a Saúde Mental no Ambiente de Trabalho é fundamental para que a sua empresa tenha saúde.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de perdas de dias de trabalho em todo o mundo. Quando falamos dos casos mais leves, em média temos uma perda de quatro dias de trabalho no ano, já os graves podem chegar a até 200 dias.

Hoje, mais de 300 milhões de pessoas sofrem ao redor do mundo com a depressão, e uma das principais causas dessa incapacidade é o ambiente onde trabalham. Além disso, mais de 200 milhões sofrem com transtorno de ansiedade.

De acordo com a OMS, os transtornos mentais comuns afetam cerca de 30% dos trabalhadores.

O que é a Saúde Mental no Ambiente de Trabalho?

A saúde mental no trabalho é literalmente definida pela OMS como:

“Um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade.”

Empresas que não dão prioridade aos seus colaboradores podem ser bastante nocivas para a saúde mental dos colaboradores. Assim, pode contribuir para o desenvolvimento de vários transtornos mentais, como é o caso da depressão, ansiedade e burnout, que tem se tornado cada vez mais recorrente.

O que pode causar tudo isso?

 Mesa de reunião redonda com funcionários debatendo
O que pode causar tudo isso?

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças são:

  • Clima organizacional desfavorável
  • Cultura Organizacional tóxica
  • Sobrecarga de demandas de trabalho e inflexibilidade nos horários
  • Metas impossíveis de se alcançar
  • Lideranças despreparadas

O burnout passou a ser considerada uma condição de saúde mental atrelada ao trabalho em janeiro de 2022, conforme a 11ª Revisão de Classificação Internacional de Doenças (CID-11).

Essa mudança foi necessária, afinal, traz à tona um assunto que era pouco discutido anteriormente, a síndrome do esgotamento profissional.

Afinal, até os dias de hoje, muitas pessoas seguem romantizando o trabalho excessivo até o esgotamento, o famoso “workaholic”.

Por conta disso, é essencialmente importante que sua empresa adote práticas e assumam responsabilidades e cuidados voltados para a saúde mental de seus funcionários.

Dados alarmantes sobre a saúde mental

Dados alarmantes
Dados alarmantes

A situação de saúde mental em nosso país é mais grave do que você possa imaginar. Veja abaixo alguns dados:

  • Somos o país mais ansioso do mundo de acordo com a Organização Mundial da Saúde
  • Somos o segundo país mais estressado e também nos casos de síndrome de Burnout, conforme informações do ISMA-BR.
  • O Brasil é o quinto país mais depressivo do mundo e o primeiro da América Latina

De acordo com diversos especialistas, vivemos atualmente em uma “epidemia de saúde mental”. Este número tomou uma proporção ainda maior após a pandemia da covid 19.

Além disso, é fundamentalmente importante que falemos sobre o aumento exponencial dos casos de suicídio. Só em 2019 foram registrados 13 mil óbitos deste tipo, sendo 10 mil deles (77%) feitos por pessoas que estavam inclusas no mercado de trabalho.

Vale ressaltar que estes números são pré-pandemia. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fiocruz, durante o período de isolamento social, os casos de pessoas que tiraram a própria vida tiveram um aumento de 28%.

A Associação Pan Americana de Saúde chegou a comunicar, solicitando uma atenção maior ao tema, principalmente no que diz respeito ao crescimento no número de suicídios.

Principais fatores de risco para este tipo de caso

  • Perda de emprego ou econômica
  • Trauma ou abuso
  • Transtornos mentais
  • Barreiras ao acesso à saúde

Como evitar que sua empresa se torne um ambiente tóxico?

Como evitar que sua empresa se torne um ambiente tóxico
Como evitar que sua empresa se torne um ambiente tóxico

Para manter o bom convívio, bem-estar e uma saúde mental boa de seus funcionários, você pode promover diversos tipos de ação diferentes.

Assim, você pode realizar algumas ações dentro de sua empresa. Veja abaixo alguns exemplos.

Toda vez que um funcionário novo for contratado, faça uma dinâmica de recepção em equipe para que ele possa se enquadrar.

Além disso, realizar alguns Happy Hours, ou intervalos para que a equipe toda possa se reunir e se aproximar, faz com que o convívio dentro da empresa melhore.

Esteja sempre atento a motivação e a relação entre os seus funcionários. Caso identifique algum problema, sente e converse calmamente, tente entendê-lo e veja uma forma de resolver.

A humanização dentro da empresa é excelente para um bom ambiente de trabalho e a saúde mental.

Traga alguns eventos, palestras e cursos de capacitação dentro de sua empresa, invista em seus funcionários, principalmente quando se trata de evolução e crescimento.

Saiba reconhecer o esforço e trabalho de seus funcionários, sempre que possível, parabenize-os pelo bom trabalho e caso necessite do chamado “puxão de orelha”, não o ofenda, oriente-o, para que ele não repita o mesmo erro nas próximas vezes.

IMPORTANTE!!!

O medo não gera respeito, você intimidar seu funcionário, ou ameaçá-lo só irá desmotivá-lo e deixará ele com raiva, podendo influenciar diretamente na produção de sua empresa.

Preze sempre pelo diálogo e converse com os seus funcionários de igual para igual.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *