No Aniversário de 27 Anos da EBC, trouxemos para os nossos clientes, parceiros e colaboradores um dia especial e de muita comemoração
No último dia 31 de Janeiro, comemoramos o aniversário de 27 anos da EBC, onde proporcionamos uma festa para comemorarmos junto a quem está do nosso lado.
Iniciamos o dia proporcionando um Coffee Break para os nossos clientes, parceiros e colaboradores, com um carrinho de pipoca para se deliciarem à vontade, café e claro, sem bolo, brigadeiro e beijinho não temos um aniversário.
Durante este período, tivemos discurso de figuras importantes dentro dos grupos EBC e Ikesaki, como Vladimir Bastidas, Coordenador Educacional da Ikesaki, e apresentador do evento, Suzi Ikesaki e Ricardo Ikesaki, que contaram um pouco da história da EBC cosméticos e da Ikesaki e agradeceram todos pela parceria construída nestes 27 anos.
Tivemos a presença também de Brito, nosso gerente de compras e Bárbara, nosso gerente de vendas. Brito agradeceu as indústrias pela parceria de todos esses anos junto a EBC. Já Bárbara, agradeceu aos clientes pela preferência, e homenageou 3 clientes de longa data, presenteando com um brinde, são eles: Meyre de Oliveira Mendonça, Tiso e Marques LTDA ME e Daniele Benetti Pontes.
Além disso, diversos parceiros nossos como: Taiff, Nutriex, Volk do Brasil, Nupill e Condor falaram para o público sobre o sucesso e parceria entre as marcas. Confira todas as entrevistas em nosso LinkedIn.
Depois, trouxemos para todos os clientes EBC, profissionais da área de farmácia e perfumaria, e também para quem deseja abrir o seu negócio uma palestra fundamentalmente importante com Cesar Tsukuda, diretor geral da Beauty Fair.
Nessa palestra, Cesar trouxe os conhecimentos que o Grupo Disney apresentou à delegação Beauty Fair. Além disso, trouxe algumas ideias apresentadas na NRF (a maior feira do varejo do mundo), em Nova Iorque.
Bárbara abriu a palestra do aniversário 27 anos EBC
A gerente de vendas Bárbara Aline Araújo introduziu a palestra, agradecendo a todos pela presença de todos, e falou um pouco sobre Ikesaki e EBC.
Ao fim de seu discurso, chamou Ricardo.
Ricardo Ikesaki abriu a palestra, falando um pouco sobre o cenário do varejo e a trajetória da Ikesaki.
Veja um pouco sobre o que Ricardo Ikesaki falou na abertura da palestra
Os desafios do Varejo
De início, retrata a realidade do cenário de quem está adentrando no mercado e tentando consolidar a sua marca.
Dessa forma, muitas vezes de início, o empreendedor preza por comprar os produtos mais baratos devido a limitação de renda. No entanto, essa prática pode acabar trazendo mais gastos. Afinal, não adianta você apostar em produtos pela economia no valor de compra e ele não ser vendido, isso só trará prejuízos.
A Ikesaki iniciou assim no passado, era bastante comum, no entanto, passou a buscar produtos mais raros, e isso começou a ser um diferencial em relação a concorrência.
A ideia da EBC enquanto atacado, é viabilizar o fluxo de caixa do pequeno comerciante (vende e repõe).
“Administrar bem o fluxo seria comprar moderadamente e vender frequentemente”, afirma Ricardo.
Propósitos
É fundamentalmente importante que o empreendimento tenha uma quantidade significativa de produtos, assim como uma variedade.
“Deixar a loja sem mercadoria para garimpar o melhor preço não era solução”, disse Ricardo.
Por isso, a EBC cosméticos busca oferecer o máximo de variedade pra os seus clientes. Dessa forma, o nosso intuito é ser uma extensão da indústria, para assim, disponibilizar para o pequeno lojista os recursos necessários para vender e aumentar o seu ticket médio.
Ricardo trouxe o propósito da Ikesaki e da EBC, onde a empresa deve ser útil para o seu cliente, sem pensar no lucro, mas sim na experiência completa do mesmo.
“Ter lucro não pode ser o propósito final de um negócio, a Ikesaki se propõe a ser útil para o seu cliente”, afirma Ricardo.
No caso da Ikesaki isso representa oferecer dignidade para que os profissionais da beleza possam exercer sua profissão e crescer.
Por outro lado, a EBC deseja trazer para o empreendedor das áreas de cosméticos uma estrutura completa para sua loja, trazendo grande variedade de produtos para que possam vender para o consumidor final. Pensamos em dar condições e estrutura para que o pequeno comerciante consiga vender a sua mercadoria.
Na última parte da abertura, volta a citar o termo “propósito”, já fazendo um link direto como que está por vir dentro da palestra apresentada por Cesar. .
“Muito do que ouvimos na delegação da Beauty Fair na Disney, foi sobre a missão, a visão e o propósito”.
Apresentação do palestrante do dia
Por fim, para apresentar Cesar Tsukuda, fala bastante sobre mentoria e aprendizado, diz que Cesar largou o seu emprego em banco no ar condicionado para um cargo onde iria receber menos, apenas pelo desejo de aprender e de se desafiar dentro do mercado de varejo, e é isso que ele fez, vem fazendo, e seguirá fazendo daqui para frente.
Confira abaixo o que rolou na palestra.
Veja como foi a palestra de Cesar Tsukuda no Aniversário de 27 anos da EBC
Aproveitando o encerramento de Ricardo, Cesar aproveitou para iniciar do mesmo jeito, afirmando de início que se baseia no Senhor Ikesaki como mentor.
O Diretor Geral da Beauty Fair, esteve junto com a delegação nos Estados Unidos para acompanhar a NRF e também para acompanhar de perto como a Disney faz para encantar os seus clientes.
Dessa forma, Cesar trouxe 7 insights da NRF para o Varejo Brasileiro citados por um dos maiores jogadores de basquete da história, hoje empresário, Magic Johnson.
1. Superação de concorrência
Primeiramente, ele fala sobre a superação em relação ao concorrente, onde Magic Johnson sempre buscou superar o seu concorrente.
“Se o meu adversário acordava 7 horas para treinar, eu acordava 6:30, se ele comesse um ovo no café da manhã eu comia dois”.
Fazer uma autoanálise e focar em aprender e repetir as ações é fundamentalmente importante para tornar-se um profissional melhor.
2. Preparação
Se planejar, pensando antes de agir em todas as suas ações, desenhar os processos, agir racionalmente, tudo isso fará com que você evite gastos de tempo desnecessários, e as vezes inclusive de dinheiro.
O tempo é o bem mais precioso que temos, e devemos aproveitar da melhor maneira possível.
3. Estude a concorrência
Se você sabe o que o seu concorrente faz de bom, tente utilizar aquilo para ver onde você pode melhorar, ou aprimore a ideia utilizando algo mais atrativo.
Além disso, observe os pontos fracos de seus clientes, para que você não cometa os mesmos erros e ofereça um serviço de qualidade.
O estudo faz com que você se destaque em relação ao seu concorrente.
4. Tenha metas tangíveis
Se você traçar metas desafiadoras e ousadas, estará se desafiando todos os dias a alcançá-las. Agir dessa forma, te tornará um profissional cada vez melhor e mais visionário.
5. Busque inspirações
Em quem você e onde se inspira? Quem é o seu mentor?
Ter em quem se inspirar é essencialmente importante, tanto para o seu processo de estudos e aprendizado, quanto para você se motivar e ter uma base e um ponto de partida para tomar atitudes.
6. Faça uma análise minuciosa
Qualquer profissional deve sempre se reinventar, afinal, a velocidade da tecnologia é imensurável. Com a quantidades de informações atualmente, você deve analisar o que faz sentido para acompanhar e acreditar.
Por isso a mensuração é fundamentalmente importante, afinal, existem fake news e informações desencontradas.
Além disso, você pode perder o feeling para algumas tendências do mercado e fazer quando já não for mais tendência.
É através da mensuração de dados e visão analítica que você saberá qual será o seu próximo passo. Saiba se recolocar no mercado conforme ele vai mudando.
7. Inteligência artificial
Por último e não menos importante, a inteligência artificial, assunto por onde Cesar comentou inicialmente, mas deixou para falar sobre no final.
Ele fala pra saber utilizar usar a inteligência artificial de forma estratégica e inteligente, não deixar que ela faça tudo, use-a apenas como uma ferramenta.
“Utilizem as tecnologias que sejam úteis para você, e que aproxime você do seu consumidor”, disse Cesar sobre o assunto.
O diretor geral da Beauty Fair complementa:
“Fiquei convencido de 2 coisas, primeiro: não se pode ficar sem inteligência artificial, mas ela não é solução para tudo, ela não resolve tudo e o olho no olho sempre será essencial”
Veja o que Cesar Tsukuda trouxe de conhecimento da Disney para os nossos clientes, empreendedores do varejo
O primeiro passo do sucesso da Disney e contratar alguém que acredite nos valores e nos propósitos de sua empresa. Na entrevista, já deixe tudo bem alinhado, com isso, o candidato estará ciente de tudo o que a empresa irá esperar e cobrar dele.
Além disso, o brasileiro não gosta de ser contrariado ou de ouvir críticas, principalmente o empreendedor. No entanto, devemos começar escutar o feedback de colaboradores, parceiros e clientes.
Do mesmo jeito é feito na Disney, segundo Cesar Tsukuda, na Disney, os principais diretores andam pelos parques, para analisar e sentir o que os clientes estão achando do serviço e do parque, e o que funcionários falam durante a jornada de trabalho.
Tendo essa visão e essa proximidade com os seus clientes e colaboradores, eles se sentirão valorizados e ouvidos, melhorando a relação e a comunicação entre vocês.
“A Disney tem um poder de comunicar e encantar, tudo isso é treinamento, vejo a Disney como um grande varejo”, afirma Cesar Tsukuda.
Dito isso, além de você ouvir seus funcionários e clientes, é fundamentalmente importante que você crie um padrão de processos de atendimento e treinamentos para que os seus funcionários possam atender os seus clientes no padrão de sua empresa. Com isso, além de ganhar autoridade, a margem para erros e reclamações diminui.
Você deverá se atentar a cada detalhe, e seus funcionários também, afinal, qualquer situação fora da curva pode fazer com que o seu cliente nunca mais pise em sua loja.
“Um sorriso bem dado, ou um sorriso mal dado pode definir o futuro do cliente”, explica o Diretor da Beauty Fair.
Este processo na Disney é bastante perceptível.
“O líder além de bom administrador, ele tem que ser bom ouvinte”, conclui Cesar.
Além disso, saiba reconhecer as conquistas do seu time por menores que elas possam ser. Tratar tudo como uma obrigação pode causar um sentimento ruim dentro do ambiente de trabalho. Em qualquer pequena conquista parabenize, um parabéns pode mudar o dia de uma pessoa e até a visão dela dentro da empresa. Isso porque, as pessoas estão acostumadas a receber críticas, mesmo não aceitando, elogios dificilmente.
Aproveite que o mercado da beleza seja tão privilegiado para dar um bom treinamento para sua equipe, afinal, eles lidam com pessoas.
Cesar afirma que pessoas que não gostam de lidar com outras, tendem a ter mais dificuldades, no entanto, para trabalhar no varejo, se você gosta é o ideal.
“O mercado de beleza é privilegiado porque temos capacidade de mudar a vida de uma pessoa e a vida de uma família”. Conclui o diretor da Beauty Fair.
Este ano a EBC estará mais próxima de você, lojista
Ao final da apresentação de Cesar, a supervisora de Marketing da EBC, Lilian Lobo apresentou um calendário de marketing para lojistas, que irá dura todo o ano de 2024.
A proposta é bem simples: Comprou, Executou, Ganhou!
Como irá funcionar?
Ao todo, serão 5 Kits para as 5 principais datas do varejo: Mês da Mulher, Mês das Mães, Mês dos Pais, Black Friday e Natal.
As pessoas presentes na EBC no dia 31 receberam o primeiro kit oferecido para a EBC para o Mês da Mulher.
Dessa forma, o primeiro kit será distribuído em Fevereiro para a ação acontecer no mês de Março. Em Abril, a pessoa deverá enviar a foto para algum dos representantes da EBC e já estará apta para receber o 2º kit.
Em maio acontecerá a ação do mês das mães.
Já em junho, o mês será livre, não envolverá campanha.
No mês de julho, voltaremos com a foto da ação de maio e estará apto(a) a receber o terceiro kit.
Em agosto já acontecerá a ação de mês dos pais, onde você aplica a ação em sua loja.
O mês de setembro também será livre.
Em outubro você envia a foto da ação de dia dos pais e já receberá o quarto kit.
Novembro, mês e ação de Black Friday.
Por fim, em Dezembro você enviará a sua foto e receberá o quinto e último kit, para a ação de Natal.
Para o mês da mulher, entregamos um combo com uma bolsa, uma urna e um cartaz.
Veja as ações dos 27 Anos de EBC
Quem fez aniversário de 27 anos foi a EBC, mas quem ganha o presente são os nossos clientes, tanto lojistas, quanto consumidores finais!
Quais são as ações?
- Carrinhos recheados de produtos – Nas compras a partir de R$ 500,00, você ganha um cupom e estará automaticamente concorrendo ao sorteio de um carrinho recheado de produtos, totalizando o valor de R$ 1.000,00 para abastecer sua loja. Confira o regulamento.
- Brinde surpresa: Quando estiver realizando suas compras, a sirene pode tocar a qualquer momento, se você estiver no caixa terá direito a um brinde. No entanto, se houver pessoas em outros caixas, o valor da compra será considerado para quem irá receber.
- Roleta de prêmios: A cada R$ 150,00 em compras, você poderá girar a roleta da sorte e concorrer a brindes das marcas participantes
- Desconto em produtos: Em todo o mês de aniversário (Fevereiro), a EBC colocara à disposição 27 brindes por semana.
- Printou retirou: Durante o mês de Fevereiro, a EBC irá divulgar um brinde nas redes sociais, o cliente apresenta o print na loja física e o time do atacado entregará o brinde ao cliente.
- Ofertas especiais: Em compras de maiores quantidades, você ganhará descontos maiores.
A EBC segue firme no mercado buscando trazer para o pequeno empreendedor recursos e conhecimento para vender mais.