Com muitas pessoas tendo criado o hábito de se cuidar em casa, abriu-se um leque de oportunidades para perfumarias venderem itens de salão para uso em casa.
A pandemia de Covid-19 impôs inúmeras mudanças no cotidiano de varejistas, profissionais de serviços e do consumidor final. Foram quase dois anos sem poder frequentar os salões de beleza e o impacto disso foi grandioso e transformador.
Muitos clientes passaram a cuidar de cabelos, pele e unhas sem a ajuda de profissionais. Porém, não deixaram de lado os produtos premium usados nos salões, na tentativa de manter a qualidade dos resultados.
Assim, abriu-se um leque de oportunidades para perfumarias e farmácias que apostaram na diversificação do mix, seja das lojas físicas ou das lojas on-line, introduzindo produtos profissionais no portfólio. “Vimos isso muito explícito em Tintura, em que a consumidora passou a pintar, cuidar dos fios e hidratá-los em casa, trazendo os serviços que faziam nos salões para os seus lares”, comenta a gestora das marcas Maxton e Natucor, tinturas da Embelleze, Rafaela Gomes de Souza.
Conheça dicas para oferecer uma boa experiência de compra segundo a fundadora e CEO da Connect Shopper, palestrante, mestre em comportamento do consumidor e especialista em varejo, Fátima Merlin:
1. Ter sempre o shopper no centro das decisões.
2. Oferecer o mix ideal de produtos.
3. Assegurar uma política de preços adequada; além do posicionamento correto das marcas e sinalização adequada.
4. Garantir que as promoções sejam efetivas, bem direcionadas e relevantes para o cliente.
5. Expor os produtos, considerando a hierarquia de decisão do shopper ou seja, como ele decide a sua compra, lembrando que 80% da conversão do cliente está diretamente correlacionada com a exposição do produto.