Independentemente do seu nicho, é possível impulsionar as suas vendas na páscoa, veja neste artigo como fazer isso
Não é apenas de chocolate que vive o empreendedor. Se você souber se organizar, conseguirá aumentar as suas vendas na páscoa em qualquer nicho do mercado.
Se você pensa que apenas as marcas que produzem ou comercializam ovos de chocolate e caixas de chocolate, precisa ler esse artigo urgentemente.
Não importa a sua área de atuação, se você tem uma estratégia eficiente, pode sim trabalhar de forma criativa e ressignificar os seus produtos e destacá-los durante a páscoa.
Resumindo, mesmo se você não atua no comércio de chocolates, há diversas maneiras de atrair o seu cliente.
Gostaria de saber como fazer tudo isso? Siga em nosso artigo para saber.
O que fazer para aumentar as vendas na páscoa?
1. Faça uma seleção de produtos que deseja vender
Para atrair a atenção de seus clientes, defina uma linha de produtos que você quer destacar dentro da sua loja. Dessa forma, pense no público que você deseja impactar.
Se você deseja vender para casais, e trabalha em uma perfumaria, por exemplo, pode montar cestas ou kits com produtos para ambos, com:
- Desodorantes masculino e feminino
- Protetor solar
- Creme hidratante
- Shampoo
- Condicionador
Uma forma de fazer este tipo de marketing, é pensar em produtos que se complementam, ou que juntos tenham alguma relação. Com isso, o seu kit se tornará mais relevante e irá atrair mais pessoas.
No entanto, você deve se atentar as quantidades de produtos em seu estoque.
Com isso, você evitará algumas situações constrangedoras, como “acabamos de vender o último kit”.
Por se tratar de uma ação para uma data específica, volte todos os esforços para manter um estoque adequado. No entanto, evite excessos de produtos. Afinal, se não vender a quantidade desejada, as chances da mercadoria permanecer em seu estoque por um longo período é grande.
Dito isso, a segunda dica vem aí:
2. Opte por produtos relevantes
No processo de seleção, veja os produtos que você mais vende em seu estabelecimento. Com isso, evitará dores de cabeça e as chances de sucesso são muito maiores.
Mantenha um contato próximo com os seus fornecedores, e tente negociar o melhor preço com eles.
3. Para aumentar as suas vendas na páscoa, pesquise os preços da concorrência
O mundo mercadológico é um espaço de disputas acirradas e intensa concorrência. Para que as suas mercadorias tenham preços competitivos, analise os valores da concorrência.
Além disso, você deve se atentar a:
- Qualidade de itens vendidos pela concorrência
- Preço
- Formas de pagamento oferecidas
- Canais de vendas utilizados
4. Disponha seus produtos de forma estratégica
Chegou a hora de você brilhar! De acordo com o SEBRAE, o tempo em média para conquistar um cliente através de sua vitrine é de 30 segundos. Por conta disso, saber posicionar os seus produtos em sua loja física de forma estratégica, é fundamental.
Ainda não fez sentido? Veja algumas técnicas que costumam dar certo:
Ponto focal
Este método foi feito para você chamar a atenção do seu consumidor, concentrando as mercadorias em um espaço de destaque do estabelecimento. Dessa forma, ter os produtos em disposição em uma prateleira ou uma mesa grande pode ser uma ótima alternativa.
Sistema de triangulação
Essa técnica consiste na organização de produtos em alturas diferentes. Isso favorece a visualização de cada um e evita que o lugar onde for deixar os produtos aparentem desorganização.
Pense também que itens de fácil alcance normalmente são muito manuseados, e podem acabar sendo prejudicados. Por isso, pense na limpeza e reorganize o espaço.
Massificação
Essa estratégia é bastante usada. Consiste em repetir diversas vezes o mesmo produto. Normalmente, ela é usada nas mercadorias mais atrativas da loja, que proporcionam margem de lucro para a empresa.
Organização por cores
Organizar os produtos por cor, traz a sensação de organização e cuidado, oferecendo um ambiente mais bonito para a sua loja.
5. Pense em promoções especiais
Essa é a hora de você utilizar todos os seus dotes de Copywriting. O principal gatilho mental a ser utilizado deve ser o senso de urgência “Promoção de páscoa, por tempo limitado”, “corra que vai acabar”, dentre outros.
Fato é, estipular um período para a sua ação. Isso fará com que o seu cliente não pense duas vezes antes de comprar, com receio de acabar.
6. Divulgue em todas as redes sociais
Para quem ainda não sabe, a divulgação é a alma do negócio, portanto, planeje-se antes, e comece a divulgar com antecedência. Além disso, ofereça o produto em diferentes canais de vendas, as chances de conversão serão maiores.