Veja em nosso artigo como organizar a sua ponta de gôndola de forma inteligente e estratégica
Muitos empreendimentos não conta com uma equipe de promotores de trade, e por isso, não sabem exatamente como organizar a ponta de gôndola de sua loja.
A gôndola serve para duas coisas: Primeiramente, para destacar os produtos desejados dentro de seu PDV (Ponto de venda). E também, para alguns mercados que dão exclusividade para indústrias ou marcas que desejam ter seu produto destacado.
Como e por que organizar estrategicamente a ponta de gôndola?
A ponta de gôndola é significativamente impactante para as suas vendas, quando usadas nas estratégias certas de exposição.
Por conta disso, há uma série de benefícios para uma boa organização da gôndola.
Assim, você conseguirá para o seu negócio:
- Menos perdas: com produtos há muito tempo parados na loja
- Mais vendas: se você incentivar o seu cliente ao consumo dos itens expostos
- Senso de inovação: assim, você valoriza todos os seus produtos
- Otimização de espaço: sabendo usar de forma eficiente o espaço das prateleiras
- Mais conveniente: A ponta de gôndola faz com que o seu cliente encontre os seus produtos com mais facilitadas
Se você for um bom gerenciador e souber aproveitar bem a sua ponta de gôndola, a chance de sua margem de lucro crescer no resultado de sua empresa é maior. Além disso, uma boa organização proporciona uma experiência de compra melhor para o cliente.
Veja abaixo algumas estratégias que separamos para você organizar a sua ponta de gôndola:
Como organizar sua ponta de gôndola?
1. Produtos populares
A ponta de gôndola é essencial para a sua estratégia de vendas, e um dos principais pilares em sua loja.
Pode oferecer desde muito sucesso nas vendas, até a melhoria de experiência do consumidor. Para isso, é importante que você destaque produtos populares.
Assim, você deve colocar esses itens de demanda maior à frente das ponteiras. Elas são as mercadorias mais vendidas, mas que também farão o papel de protagonistas em seu PDV.
Com esses itens de alta demanda em destaque, os estoques irão se esgotar mais rápido, essa é uma excelente estratégia para que você aumente o seu ticket médio.
Utilizando este, mas também outros produtos, você poderá medir a temperatura para ver quais são as melhores opções de produto para a sua ponta de gôndola.
2. Lançamento de produtos
Se as indústrias fornecedoras tiverem algum lançamento, é interessante destacar. Afinal, muitas pessoas estão por fora das novidades do mercado, e é essencialmente importante fazer uma força tarefa para tentar vender a novidade.
Você pode inclusive colocar banners em displays para destacá-los e aproximar o público do produto.
3. Rotatividade de produtos
É fundamentalmente importante que você rotacione os seus produtos expostos na ponta de sua gôndola. Afinal, manter sempre os mesmos produtos, para os clientes antigos pode acabar se tornando monótono e apresentar falta de variedade. Muitos clientes, geralmente vão às pontas das gôndolas para adquirirem os seus produtos e não olham o que tem no meio delas.
Além disso, a rotatividade dos produtos tem como objetivo reduzir o desperdício e perdas, dando mais eficiência para o estoque da loja.
4. Não coloque uma grande variedade de produtos em uma ponta de gôndola
O intuito da gôndola é que você destaque algum produto, ou alguma linha de produtos. Por conta disso, colocar uma grande variedade de produtos em uma mesma gôndola deixará
5. Destaque as promoções
Destacar as suas promoções na ponta de gôndola atrai mais clientes. Essa pode ser uma ótima estratégia para você destacar as suas vendas.
Além disso, você pode destacar cartazes promocionais na ponta de sua gôndola.
6. Aproveite o espaço de sua gôndola para destacar produtos que não vem sendo vendidos
Alguns produtos que tem menos procura podem ser destacados na gôndola para tentar vendê-los. Afinal, todos tem um prazo de validade e precisam ser vendidos para que você não saia no prejuízo.