De acordo com a Abihpec, a balança comercial do setor de HPC apresentou o melhor resultado entre o período de janeiro a maio dos últimos 12 anos.
A corrente de comércio do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) atingiu US$ 599.2 milhões de janeiro a maio de 2022, representando um aumento de 3,8% na comparação com o mesmo período de 2021 (US$ 577,2 milhões). O saldo da balança comercial também apresentou superávit no valor de US$ 20,7 milhões. Em 2021, no mesmo período, o saldo foi um déficit de US$ 34,3 milhões. A marca alcançada no consolidado de janeiro a maio é a melhor desde 2010, quando o saldo foi de quase US$ 60 milhões.
O cenário é positivo para os cinco primeiros meses do ano, apesar do déficit da balança comercial do mês de maio, que apresentou queda no valor de US$ 1,6 milhão. Uma das razões para o déficit em maio pode ser observada devido ao aumento de importação de alguns itens, como os de higiene oral, valor importado acima dos meses anteriores e a queda nas exportações de sabonetes, que variou 2,4% para baixo no mês de maio, sendo um item de destaque das exportações do setor em 2022.
“Há uma preocupação em relação aos gastos na logística internacional e para as reservas de carga no modal marítimo, que afetam custos e os compromissos nas importações e exportações do setor de HPC”, comenta João Carlos Basilio, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). “A Indústria tem buscado alternativas para manter os produtos cada vez mais competitivos, mas dar previsibilidade às empresas é fundamental para a garantia e manutenção dos negócios do setor”.
Em maio de 2022 as categorias de produtos para cabelos (US$ 16,4 milhões), sabonetes (US$ 12,1 milhões) e cremes para pele (US$ 5,7 milhões) foram as mais exportadas pelo setor. Já nas importações, se destacaram as categorias de cremes para pele/protetores/bronzeadores (US$ 13,4 milhões), fragrâncias (US$ 11,6 milhões) e produtos de higiene oral (US$ 8.7 milhões).