O setor de HPC manteve superávit na balança comercial do primeiro quadrimestre de 2022. Sabonetes e produtos para os cabelos foram os itens mais exportados no período.
A corrente de comércio do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) atingiu US$ 471,3 milhões de janeiro a abril de 2022, o saldo representa um aumento de 4,8% na comparação com o mesmo período de 2021 (US$ 449,7 milhões). O saldo da Balança Comercial do quadrimestre também foi superavitário em US$ 7,8 milhões, revertendo o saldo deficitário no mesmo período de 2021, que foi de US$ 31,7 milhões.
As exportações da Indústria de HPC no período de janeiro-abril alcançaram o valor de US$ 246,8 milhões, registrando um crescimento de 18,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. As importações totalizaram US$ 224,3 milhões representando redução de 6,7% em comparação ao quadrimestre de 2021 (US$ 240,7 milhões).
Com mais um mês de crescimento das exportações do setor de HPC, o saldo da Balança Comercial no mês de abril de 2022 apresentou novamente superávit no valor de US$ 7.8 milhões, revertendo o saldo deficitário da balança comercial de abril de 2021, que foi de US$ 6.2 milhões.
As exportações do mês alcançaram o valor de US$ 65.1 milhões, o que representou um aumento de 7,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior (US$ 60.6 milhões). Já as importações totalizaram US$ 57.3 milhões, apresentando redução de 14,3% em comparação a abril de 2021 (US$ 66.8 milhões).
Abril foi o mês das categorias de Produtos para cabelos (US$ 15,1 milhões), Sabonetes (US$ 13,1 milhões) e Cremes para Pele (US$ 6,6 milhões) se destacarem no campo das Exportações. Outro destaque que obteve a maior variação do mês é a categoria de Tissue, que inclui papel higiênico, toalha, guardanapo e lenço de papel (US$ 3.3 milhões), com aumento de 33,9% das exportações. Já nas importações, seguindo o ritmo dos meses anteriores, se destacaram as categorias de Cremes para Pele/Protetores/Bronzeadores (US$ 14 milhões) Fragrâncias (US$ 10,5 milhões) e Produtos de Higiene Oral (US$ 6.7 milhões).