Os lojistas ainda são o foco principal, mas agora, o consumidor final também pode visitar o local e optar por comprar uma única unidade, ou um número maior de itens com valores promocionais.
Foi inaugurado, no começo do mês, o novo conceito de loja da EBC Atacado de Cosméticos. A unidade localizada na Vila Maria (SP), que antes tinha 100% das vendas destinadas ao lojista, agora se transformou no conceito de atacarejo. Ou seja, os lojistas ainda são o foco principal, mas agora, o consumidor final também pode visitar o local e optar por comprar uma única unidade, ou um número mínimo de itens com valores promocionais. “É um modelo de negócio novo, que tem uma abrangência muito grande, que pode atingir todos os públicos. Acho que é uma solução muito interessante para a indústria, para dar capilaridade as suas marcas, uma iniciativa muito positiva, que está movimentando. O atacarejo é um modelo que já é bastante testado em outros segmentos, mas no setor de beleza e cosméticos é algo novo”, conta o diretor-geral da Beauty Fair, Cesar Tsukuda, presente no evento.
Segundo o executivo, apesar da diminuição de renda de muitas famílias, a expectativa de resultados do setor nos próximos semestres é positiva. “Temos um movimento grande de injetar recursos na economia e o setor de beleza é um dos últimos a entrar na crise e um dos primeiros a sair”, diz. Tsukuda pondera, contudo, que o setor sofre nesse momento uma inflação de custo. “A indústria sofreu uma pressão muito forte de custos e não consegue repassar tudo para o consumidor. Por isso, é preciso criatividade de novos produtos, novas formas de vender, novos canais e novas formas de atingir o consumidor”, adverte.
Do ponto de vista de retomada, o executivo vê que o setor de serviços vem forte, indo além de categorias de pele e maquiagem. “Acredito que o mercado tem espaço para todo mundo, mas agora é uma competição entre o veloz e o lento, de saber escolher as tecnologias corretas, se movimentando rapidamente, lendo o mercado e entregando a partir dessa leitura soluções muito rápidas, conseguindo manter essa conexão com o consumidor”, finaliza.