O intuito era dar dicas de performance para os empreendedores se destacarem nas redes sociais.

Nesta quarta-feira (19), a EBC Ikesaki, em parceria com o Sebrae, organizou um evento especial para lojistas de beleza e cosméticos para mostrarem dicas essenciais para aumentar o processo de vendas e crescimento de clientes em seus estabelecimentos. O evento foi sediado no próprio atacado no centro da Marginal Tietê, onde foram recebidos mais de 30 empreendedores.

A palestra foi iniciada com a apresentação de Flávio Malinoski, gerente comercial da loja, explicando sobre o intuito da parceria, além de estar totalmente focada na aprendizagem de novos lojistas de perfumaria a como se relacionar com novos e antigos clientes para o Black Friday, a fim de conquistar mais faturamento, através tanto das redes sociais, como em ações de marketing (E-Commerce) e na própria loja virtual.

Em seguida, o consultor de negócios do Sebrae, Luiz Mauro Chander, conduziu a palestra para mostrar todas as dicas necessárias. Ele também apresentou pesquisas de vendas de produtos de beleza que duplicaram no ano de 2021 devido a pandemia, no qual o E-Commerce foi responsável por esse crescimento de busca e acesso. O setor de beleza, inclusive, disparou 24% em busca de lojas de cosméticos.

Também foram apresentados dados de Black Friday, onde o evento em questão foi um dos assuntos mais procurados em novembro de 2021, alcançando mais de 2 milhões de pesquisas no Google no dia 26 do mesmo mês, além da questão de que a maioria dos consumidores acessam as lojas virtualmente através de um smartphone (61,1%), do que por computador (38,8%).

Luiz também separou 10 dicas, consideradas essenciais para o crescimento de visitantes e compras em suas respectivas lojas:

1 – Tendências de Consumo

Focar tanto na loja virtual quanto física e apresentar um serviço de web completo para quando o consumidor quiser comprar de forma online, além de criar destaques para ambientes sustentáveis, a fim de enfatizar o cliente a querer se relacionar com a loja em específico.

2 – Defina seu objetivo

  • Liberar estoques parados e ofertá-los;
  • Trazer novos clientes e planejar uma estratégia de marketing;
  • Lançar novos produtos e serviços para favorecer o cliente.

3 – Jornada do Consumidor

  • Centrais de atendimento como telefone, e-mail e redes sociais;
  • Cada ponto de contato gera uma experiência e contribuir para o estabelecimento;
  • Conhecer a jornada do cliente, de como ele chegou até você.

4 – Prepare o atendimento

  • Prepare sua equipe e monte treinamentos para comportamentos e conduta para com os clientes;
  • Fique atento às redes sociais e não faça seu cliente “zanzar” de um canal para outro.
  • Seja rápido no atendimento, mas não perca a humanização, cortesia e nem a gentileza.

5 – Planeje seu estoque

  • Reveja seus estoques e use ferramentas de previsão para antecipar qualquer ação não programada;
  • Planeje ações promocionais. Produtos com descontos que são um chamariz para o consumidor;
  • Divulgue a promoção nas redes sociais;

6 – Estude seu portfólio de produtos e serviços

  • Análise de produtos em oferta do concorrente.

7 – Organize sua loja física

  • Vitrine é elemento de atuação;
  • Use e destaque produtos em oferta na entrada para chamar atenção.

8 – Organize sua loja virtual

  • Performance da plataforma;
  • Verifique sempre a velocidade da página para garantir que ele esteja ativo e não prejudique suas futuras vendas;

9 – Lembre-se do lead que você já tem

  • Faça ações exclusivas para a sua base de clientes;
  • Mande ofertas para clientes já conhecidos nas redes, no whatsapp ou outros, para convencê-los de que a loja continua ativa esperando por ele;
  • Faça o consumidor ser lembrado.

10 – Use as redes sociais a seu favor

  • Crie prévias e teasers das ofertas;
  • Estimule a curiosidade do público a se interessar pelo produto e pela sua loja.

Por fim, a EBC trouxe a presença da apresentadora e influencer digital Fernanda Ferreli, para disponibilizar os comerciantes a gravarem conteúdos no espaço oferecido pela loja, junto a equipamentos como câmeras e luzes, para que façam essa divulgação nas redes sociais de suas respectivas lojas e atraiam mais público.

O representante do Sebrae também demonstrou outros exemplos para os lojistas e finalizou com a afirmação de que “marketing é planejamento”, e que os novos empreendedores precisam começar a utilizar o E-Commerce e as redes ao seu favor para potencializar os seus estabelecimentos e alavancar as vendas, tanto em sua loja física quanto virtual.

 

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