O intuito era dar dicas de performance para os empreendedores se destacarem nas redes sociais.
Nesta quarta-feira (19), a EBC Ikesaki, em parceria com o Sebrae, organizou um evento especial para lojistas de beleza e cosméticos para mostrarem dicas essenciais para aumentar o processo de vendas e crescimento de clientes em seus estabelecimentos. O evento foi sediado no próprio atacado no centro da Marginal Tietê, onde foram recebidos mais de 30 empreendedores.
A palestra foi iniciada com a apresentação de Flávio Malinoski, gerente comercial da loja, explicando sobre o intuito da parceria, além de estar totalmente focada na aprendizagem de novos lojistas de perfumaria a como se relacionar com novos e antigos clientes para o Black Friday, a fim de conquistar mais faturamento, através tanto das redes sociais, como em ações de marketing (E-Commerce) e na própria loja virtual.
Em seguida, o consultor de negócios do Sebrae, Luiz Mauro Chander, conduziu a palestra para mostrar todas as dicas necessárias. Ele também apresentou pesquisas de vendas de produtos de beleza que duplicaram no ano de 2021 devido a pandemia, no qual o E-Commerce foi responsável por esse crescimento de busca e acesso. O setor de beleza, inclusive, disparou 24% em busca de lojas de cosméticos.
Também foram apresentados dados de Black Friday, onde o evento em questão foi um dos assuntos mais procurados em novembro de 2021, alcançando mais de 2 milhões de pesquisas no Google no dia 26 do mesmo mês, além da questão de que a maioria dos consumidores acessam as lojas virtualmente através de um smartphone (61,1%), do que por computador (38,8%).
Luiz também separou 10 dicas, consideradas essenciais para o crescimento de visitantes e compras em suas respectivas lojas:
1 – Tendências de Consumo
Focar tanto na loja virtual quanto física e apresentar um serviço de web completo para quando o consumidor quiser comprar de forma online, além de criar destaques para ambientes sustentáveis, a fim de enfatizar o cliente a querer se relacionar com a loja em específico.
2 – Defina seu objetivo
- Liberar estoques parados e ofertá-los;
- Trazer novos clientes e planejar uma estratégia de marketing;
- Lançar novos produtos e serviços para favorecer o cliente.
3 – Jornada do Consumidor
- Centrais de atendimento como telefone, e-mail e redes sociais;
- Cada ponto de contato gera uma experiência e contribuir para o estabelecimento;
- Conhecer a jornada do cliente, de como ele chegou até você.
4 – Prepare o atendimento
- Prepare sua equipe e monte treinamentos para comportamentos e conduta para com os clientes;
- Fique atento às redes sociais e não faça seu cliente “zanzar” de um canal para outro.
- Seja rápido no atendimento, mas não perca a humanização, cortesia e nem a gentileza.
5 – Planeje seu estoque
- Reveja seus estoques e use ferramentas de previsão para antecipar qualquer ação não programada;
- Planeje ações promocionais. Produtos com descontos que são um chamariz para o consumidor;
- Divulgue a promoção nas redes sociais;
6 – Estude seu portfólio de produtos e serviços
- Análise de produtos em oferta do concorrente.
7 – Organize sua loja física
- Vitrine é elemento de atuação;
- Use e destaque produtos em oferta na entrada para chamar atenção.
8 – Organize sua loja virtual
- Performance da plataforma;
- Verifique sempre a velocidade da página para garantir que ele esteja ativo e não prejudique suas futuras vendas;
9 – Lembre-se do lead que você já tem
- Faça ações exclusivas para a sua base de clientes;
- Mande ofertas para clientes já conhecidos nas redes, no whatsapp ou outros, para convencê-los de que a loja continua ativa esperando por ele;
- Faça o consumidor ser lembrado.
10 – Use as redes sociais a seu favor
- Crie prévias e teasers das ofertas;
- Estimule a curiosidade do público a se interessar pelo produto e pela sua loja.
Por fim, a EBC trouxe a presença da apresentadora e influencer digital Fernanda Ferreli, para disponibilizar os comerciantes a gravarem conteúdos no espaço oferecido pela loja, junto a equipamentos como câmeras e luzes, para que façam essa divulgação nas redes sociais de suas respectivas lojas e atraiam mais público.
O representante do Sebrae também demonstrou outros exemplos para os lojistas e finalizou com a afirmação de que “marketing é planejamento”, e que os novos empreendedores precisam começar a utilizar o E-Commerce e as redes ao seu favor para potencializar os seus estabelecimentos e alavancar as vendas, tanto em sua loja física quanto virtual.