Pesquisa mostra que as brasileiras estão mais atentas e preocupadas com a fórmula dos produtos usados na hora dos cuidados com os fios.
Não é segredo que os hábitos de consumo mudam e que os consumidores buscam o tempo todo por novidades, e isso também vale para os cuidados com os fios. Há, agora, uma nítida preferência por versões mais naturais, receitas que hidratam, ingredientes que vieram do skincare, como queratina e ácido hialurônico, por exemplo. Uma pesquisa feita pela Flora, com mais de 500 consumidoras em cinco regiões do Brasil, traçou as novas preferências de consumo capilar das brasileiras.
A pesquisa mostrou que as brasileiras estão mais atentas e preocupadas com a fórmula dos produtos que consomem, inclusive para os cabelos. Segundo o levantamento, 9 em cada 10 mulheres dão preferência aos produtos que possuem ingredientes mais naturais na composição, pois sentem que os cabelos ficam mais bonitos com a utilização dos ativos e desejam diminuir as químicas nos fios. Junto desses dados, mais de 80% das consumidoras conferem se os produtos são cruelty free ou veganos antes de comprá-los.
De acordo com as consumidoras, o ativo mais utilizado para os cabelos é, em primeiro lugar: a queratina, para 68% das mulheres, sendo responsável por deixar os fios fortes e saudáveis. Outros ativos conhecidos por sua presença em produtos de skincare também geram interesse no consumo, como o ácido hialurônico, citado por 46% das consumidoras, reforçando a tendência da skinificação dos cabelos.
Das consumidoras que participaram da pesquisa e possuem cabelos cacheados, 51% procuram por produtos voltados especificamente para os fios com curvatura. Além disso, 9 em cada 10 daquelas que alteraram a cor dos cabelos quimicamente utilizam algum produto especializado para cuidado e manutenção das cores.
O xampu e o condicionador ainda são os produtos mais presentes na rotina capilar das brasileiras, mas, nos últimos anos, esse padrão vem mudando: 8 a cada 10 consumidoras passaram a incluir algum hábito de cuidado com os fios na rotina, sendo hidratação a etapa preferida por 40% delas. Outro queridinho é o protetor térmico, utilizado por 62% das entrevistadas, presente tanto em produtos multifuncionais (32%), quanto nos voltados apenas para a proteção térmica (30%).