Dados da Abihpec mostram desempenho positivo em todos os segmentos do setor, impulsionado pela aceleração das atividades econômicas e do consumo.
O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) registrou crescimento próximo de 10% nas vendas ex-factory no primeiro semestre de
2022, em relação ao mesmo período de 2021. O dado foi apurado no Painel Dados de Mercado da Abihpec – ferramenta exclusiva e criada pela Associação Brasileira da Industria de HPC, que acompanha o desempenho do mercado em mais de 100 categorias de produtos.
No segmento de Higiene Pessoal, as vendas ex-factory no primeiro semestre tiveram aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado, com destaque para o aumento do consumo das categorias de sabonetes e higiene oral, reflexo da intensificação dos hábitos de higiene do brasileiro. O segmento de cosméticos apresentou um crescimento expressivo superior a 10% em vendas ex-factory e com desempenho positivo em todas as categorias de produtos.
O maior destaque foi para a categoria de maquiagem como um todo (isso inclui maquiagem para unhas, boca, rosto, olhos e multifuncional), que cresceu 20% nas vendas ex-factory no período, em comparação ao 1º semestre de 2021. As vendas dessa categoria haviam diminuído com o uso de máscaras de proteção facial, mas o fim da exigência tem feito com que muitos consumidores voltem a realizar compras de reposição de produtos que utilizavam antes da pandemia e impulsionados pelas novidades no mercado.