Desde 2010, o setor não fechava um 1º semestre com superávit. No mesmo intervalo em 2021, o déficit foi de US$ 33.9 milhões.
No primeiro semestre de 2022, as exportações do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos alcançaram o valor de US$ 381,2 milhões,
crescimento de 14,6% em relação ao mesmo período de 2021 (US$ 332,7 milhões). Em importações, o resultado total foi de US$ 348.9 milhões, com uma redução de 4,8% em comparação ao período janeiro-junho do ano anterior (US$ 366,6 milhões). A corrente de comércio desse período alcançou a cifra de US$ 730,1 milhões, representando aumento de 4,4%, versus o mesmo intervalo de 2021, quando totalizou US$ 699.3 milhões.
De acordo com análise da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o saldo da balança comercial de
junho/2022, confirma a tendência de recuperação pós-pandemia, com superávit no valor de US$ 11,7 milhões. Os resultados positivos do semestre são puxados principalmente pelos produtos de cabelos, com US$ 17,3 milhões, sabonetes, com US$ 11,9 milhões e produtos de higiene oral – US$ 8,4
milhões. “A tendência é que possamos fechar 2022 com superávit pelo terceiro ano consecutivo, e a corrente de comércio poderá ser superior ao valor do ano de 2021, se mantidos os valores de exportação e importação no segundo semestre deste ano”, avalia o presidente-executivo da Abihpec, João Carlos Basilio.
Apesar dos bons resultados do período, ainda existem desafios no cenário pós-pandemia para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no
mercado internacional. “Ainda sofremos o impacto dos fretes internacionais, a falta de disponibilidade de contêineres e a necessidade da melhoria do ambiente de comércio exterior”, diz Basilio.