Clientes estão optando por produtos mais básicos e embalagens maiores, segundo dados da Kantar.
O setor de Higiene e Beleza vem se recuperando aos poucos da crise provocada pela pandemia de Covid-19. Essa melhora se deve, principalmente, aos mercados na Ásia e na América Latina. De acordo com informações da consultoria Kantar, entre 2019 e 2021, o setor cresceu 4% em vendas no Brasil.
Países como Argentina (+71% – crescimento pautado pela alta inflação), Chile (+13%), Vietnã (+13%), Arábia Saudita (+10%) e Indonésia (+10%) também destacam números expressivos.
A recuperação está vinculada à simplificação da rotina de cuidados, com produtos mais básicos e embalagens maiores. Entre 2020 e 2021, a cesta de Higiene e Beleza cresceu 4,1% em toneladas e 0,3% em unidades. Escova de dentes e xampu são os itens preponderantes dentro deste contexto.
É válido destacar que, nos cuidados com os cabelos, o xampu ganha protagonismo, mas produtos complementares, como condicionador, vêm perdendo espaço, deixando essa rotina mais simples e com menor desembolso.
Esse mercado, no entanto, traz oportunidades. O tipo do fio impacta diretamente na escolha do produto. Itens premium, por exemplo, estão sendo mais buscados por quem tem cabelos ondulados. Isso fez com que a categoria crescesse de 2,3% em ocasiões de uso em 2021 para 3,2% no ano seguinte.