Workshop traçou um panorama das especificidades, tamanho do mercado e as tendências que permeiam o consumo de HPC na França.
Segundo dados do INSEE (órgão de estatísticas da França), cada francês gasta em média 10% do seu orçamento com produtos cosméticos. No ano
passado, o Brasil exportou US$ 4,0 milhões para o país, com destaques para produtos para cabelos, pele, cremes de barbear e desodorantes. Com
consumidores exigentes, com preferência por marcas éticas e ecossustentáveis, esse pode ser um cenário ainda mais promissor para a indústria brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC).
O Workshop França é uma realização do Beautycare Brazil, projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e
Cosméticos, desenvolvido pela Abihpec em parceria com a ApexBrasil, e tem como objetivo promover, facilitar e acelerar o processo de internacionalização das empresas do setor de HPC e seus correlatos, sendo o seu objetivo principal alavancar o crescimento das exportações de produtos e serviços que envolvem a cadeia de valor do setor (produtos acabados, ingredientes, embalagens, serviços e acessórios em geral).
Segundo Juliana Guiguet, que representou o Setor Comercial da Embaixada do Brasil em Paris no workshop, as empresas brasileiras podem explorar diversos nichos junto ao consumidor francês, que são bastante exigentes e atualmente buscam prioritariamente por produtos sustentáveis, personalizados e com embalagens reutilizáveis. “O consumidor francês é menos fiel a uma única marca e mais preocupado com questões éticas, de sustentabilidade e de origem natural e orgânica”, ressaltou. Juliana destacou que o mercado francês de HPC passa por um processo de evolução estrutural associado à beleza e ao bem-estar, com o surgimento de franquias voltadas para depilação, unhas, sobrancelhas, entre outros cuidados.
Com o consumo em expansão após o período pandêmico, o país revela um cenário propício para chegada de novas marcas, produtos e serviços. O e-commerce, que ganhou a preferência dos franceses durante a pandemia, já aparece entre os cinco principais canais com a maior fatia de vendas no país.