O Dia Internacional da Mulher é uma das principais datas comerciais do Varejo
Em março, encontramos uma das principais datas no comércio, e por isso o varejo no Dia Internacional da Mulher. Principalmente para quem trabalha na área da beleza e de cosméticos, afinal, há várias estratégias que podem ser aplicadas dentro deste contexto e aumentar consideravelmente as suas vendas.
Neste dia importante, além da tendência ser o aumento das vendas, também é excelente para você fidelizar clientes.
Apesar das tradicionais flores e chocolates, nada disso supera a beleza, afinal, a vaidade é uma das principais características nas mulheres como um todo.
Como o varejo pode aumentar as vendas no Dia Internacional da Mulher?
O primeiro passo para você impulsionar as suas vendas nessa data é definir qual é o público-alvo e para onde as suas ações serão direcionadas.
Isso porque, mesmo que os produtos sejam destinados para as mulheres, outras pessoas podem ser as compradoras para presentear, como maridos, esposas, namorados, namoradas, ou até patrões que compram algum presente para as funcionárias da empresa. Além disso, as próprias mulheres podem se presentear por seu dia.
Ter a noção de quem você está vendendo é fundamentalmente importante, afinal, você consegue definir estrategicamente de que forma irá abordar para conseguir vender mais. Dessa forma, você pode pensar em cupons de desconto, brindes, e até na estratégia “Pague 1, leve “, ou até “compre um shampoo e ganhe um condicionador”.
Dito isso, se você vende cosméticos, sua estratégia deve envolver parceiros, familiares ou empresas que desejam homenagear suas funcionárias.
A ideia é que você valorize o público feminino, e dê a sensação de que elas merecem receber algo especial, não apenas dando essa sensação, mas proporcionar isso porque elas merecem.
Veja abaixo algumas estratégias que você pode adotar para o Dia Internacional da Mulher.
Quais estratégias para o Varejo no Dia Internacional da Mulher?
1. Ofereça cupons de desconto
Uma das coisas que o comprador online mais gosta, é o cupom de desconto. Dessa forma, você pode oferecê-lo através de e-mail marketing, e/ou por WhatsApp para pessoas que já são clientes.
2. Crie Hashtags especiais para as suas redes sociais
Quando se fala em redes sociais e Dia Internacional da Mulher, já pensamos em ampliação de alcance do público. Assim, quando você cria hashtags especiais para datas, somadas as fotos e vídeos dos produtos em promoção, você consegue um engajamento maior.
Além disso, você pode compartilhar homenagens para mulheres, ou frases de referências no segmento ou impactantes na sociedade como um todo.
Outro tipo de promoção que você pode fazer é oferecer descontos para pessoas que utilizarem a hashtag em alguma postagem, printarem e levarem até sua loja.
3. Comercialize produtos vendendo-os em combo
Quando você cria combos de produtos, as chances de vender são maiores, e você ainda traz um desconto para o cliente. Essa é uma das maneiras mais eficazes de fazer o fluxo de caixa de sua empresa.
Para fazer este tipo de ação, capriche na embalagem, traga algo atrativo e ofereça um cartão de brinde para o cliente escrever o recado para quem irá presentear.
Crie esse tipo de oferta para quem deseja dar um presente caprichado.
4. Ofereça cartões de presente para vendas acima de determinado valor
Uma das maneiras mais comuns de se vender mais em datas comemorativas, é oferecendo cartões-presente para compras acima de algum valor.
Dessa forma, você incentiva os clientes que não sabem como presentear outra pessoa, a darem a livre escolha para a presenteada.
Caso você prefira, dê um prazo máximo para a utilização do cartão, com isso, você irá conseguir fechar as metas de vendas desejadas.
5. Busque parcerias
Fechar parcerias com outras marcas e estabelecimentos pode ser uma excelente opção para que aumentem as suas vendas.
Para isso, você deve procurar parceiros que ofereçam algum produto ou serviço que complemente o que você vende, ou que o seu possa ser um complemento para ele. Com isso, todos saem ganhando.
Se você for da área da beleza, comercializando cosméticos, que tal trazer algo diferente para as clientes, como um serviço de manicure ou maquiagem para elas?
Este tipo de serviço, em sua maioria, fideliza os clientes.
6. Caso você ainda não tenha, aposte no e-commerce de varejo para o Dia Internacional da Mulher
Quando se tem um e-commerce, é possível investir em landing page com ofertas e promoções exclusivamente para o Dia Internacional da Mulher. Trata-se de uma página exclusiva para essa campanha.
Ao final da ação, você pode removê-la.
7. Frete Grátis
Mesmo parecendo algo pequeno, o frete grátis é algo que ainda tem um forte impacto quando envolve brasileiros e compras. Afinal, por menor que seja o valor da entrega, isso poderá ser algum bloqueio na hora do consumidor comprar. Com isso, ele irá olhar a concorrência e quem possuir a melhor oferta ele irá entregar.
A ação de frete grátis dentro de uma data especial é bastante atrativa.
8. Ofereça parcelamento em seus produtos
Ao oferecer um parcelamento nas compras de seus produtos a partir de determinado valor, a tendência é que os clientes comprem mais coisas, afinal, com a opção de parcelamento essa aquisição torna-se mais viável.
Dessa forma, com a aquisição em maiores quantidades, o seu ticket médio também irá subir.
Como conquistar o cliente no varejo no Dia Internacional da Mulher?
1. Comunique-se de forma eficiente
Todo negócio de sucesso começa com uma boa comunicação. Afinal, estar em contato com o seu cliente sempre que possível é fundamentalmente importante para mantê-lo por perto.
A forma com a qual o estabelecimento deseja passar as mensagens diz muito sobre o que ela é. Não é apenas uma comunicação formal, com palavras bonitas que irá conquistar o seu cliente. Você deverá provocar sensações nele, os gatilhos que você desperta fará com que ele se identifique ou não com a sua empresa, esses são chamados gatilhos mentais.
Quando se pensa em uma proposta dentro do Dia Internacional da Mulher, para você realizar uma campanha de sucesso, deve ser sutil, ter empatia e também humanidade. Agregar valores e valorizar as suas clientes é essencialmente importante. Boa parte disso diz respeito ao atendimento. O cliente gosta quando você conversa olho no olho, reconhece pelo nome, pelo rosto e não seja apenas mais uma pessoa que passou por lá.
A comunicação dentro da loja é o que determina o conjunto de ações que fazem uma campanha para uma data especial. A criação de uma identidade visual, como uma decoração já deixa o ambiente com outro clima.
2. Tenha uma comunicação personalizada
Como falamos anteriormente, trate cada cliente como único, afinal, ele é. Dito isso, você deve trabalhar em cima do conceito de sazonalidade dentro do varejo. Dessa forma, você deve focar em um público específico. Para isso, deverá saber como se comunicar com o seu cliente.
Em alguns casos marcantes, como é o Dia Internacional da Mulher, as empresas devem estar treinadas para compreender o significado e sentido dessa data, e como vender nessa época. O primeiro passo é fugir de polêmicas e clichês. Defenda a bandeira da luta que representa as mulheres.
Há muito tempo que essa data deixou de ser apenas comemorativa, atualmente ela representa a luta das mulheres por igualdade e respeito. Dessa forma, sua empresa deve se basear nisso para traçar uma estratégia e ver de que forma irá se comunicar.
Cada mulher é única e tem suas preferências e gostos, é fundamentalmente importante que você respeite este momento e saiba se comunicar com cada uma delas, com suas particularidades.
Mostre conhecimento, veja o que a pessoa deseja ou precisa e traga as melhores soluções possíveis para isso, clientes gostam de soluções.
3. Aposte em conteúdos para mulheres
Quando você trabalha no comércio, e principalmente no varejo, deve agregar valor aos seus produtos ou serviços, dessa forma, eles se tornarão úteis e relevantes para quem for utilizar.
A mais-valia de um produto, ocorre quando o cliente tem uma experiência de compra diferenciada, onde, independentemente da marca ou do preço, se a loja souber agregar este valor, ele com certeza irá comprar. Venda um produto de R$ 2,50 com a mesma vontade, disposição e alegria de comercializar um produto de R$ 300,00. Atender o cliente com educação, sendo prestativo, e agregando valor a sua marca fideliza, independentemente do que ele comprar.
Como falamos antes, ofereça algum cartão ou brinde que seja útil para quem comprar o produto.
Além disso, faça de sua loja, um ambiente acolhedor, coloque mensagens espalhadas de Dia Internacional da Mulher, ou algumas frases marcantes de mulheres. Dessa forma, irá passar o recado para todas as pessoas interessadas em seu produto.
O papel da comunicação é criar uma narrativa que traga sentimentos e sensações positivas para os clientes.
Pensa em abrir o seu negócio e não sabe por onde começar?
A EBC oferece para todos os clientes uma consultoria completa para quem deseja abrir um negócio. Clique aqui e confira mais informações.