Evento da Abihpec reuniu especialistas em tecnologia da informação para falar sobre as oportunidades de inovação para o mercado de HPC.

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) promoveu o 3º episódio do Café Tecnológico Inovação Abihpec sobre visão computacional e o potencial de inovações tecnológicas no setor de HPC.

Com a chegada das tecnologias no setor de HPC, a indústria adquire uma nova forma de aprimorar os processos de análise de mercado e oferecer experiências personalizadas aos consumidores. “A ideia não é substituir a tomada de decisão humana, pelo contrário, o computador pode apresentar informações que uma pessoa não veria, assim contribuir para soluções mais assertivas”, comentou o palestrante Diego Rafael Moraes, doutor da área de Visão Computacional pela USP e head de P&D/IA na Take and Go. No setor de HPC, a ferramenta pode ser utilizada, por exemplo, na análise de dados do histórico de compras, avaliação e características de produtos preferidas pelos consumidores, como cores, texturas de embalagens, criando assim um sistema automático de recomendação, de promoções e até de antecipação de tendências. “O sistema é capaz de fazer uma previsão do que seria uma combinação ideal de produtos baseada nos gostos pessoais da pessoa”, ressaltou Jean-Jacques de Groote, Doutor em Física e CEO da IA Sense, Centro de Inteligência Artificial e Visão Computacional.

Considerada um dos ramos da IA, a visão computacional consiste no processamento de imagens do mundo real e oferece ao computador a capacidade de interpretar visualmente essas informações, a partir de padrões que envolvem cores, formatos, luzes etc.

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