Com praticidade vinculada à qualidade, categoria se tornou objeto de estudo em formulações na indústria de HPC.

Os produtos multifuncionais têm despertado cada vez mais a atenção dos consumidores, uma vez que entregam diversos benefícios em um único produto – como, por exemplo, o protetor solar com cor, que protege a pele do sol, hidrata e ainda uniformiza o tom da pele do rosto. Isso mostra que o consumidor busca praticidade no seu dia a dia, pois ao agregar várias funções em uma única fórmula, esses produtos aumentam a conveniência e reduzem o tempo dedicado à aplicação.

O assunto foi tema do Ciclo de Palestras Inovação Abihpec, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Aboihpec). “Esse interesse do consumidor por produtos multifuncionais traz novos desafios de inovação aos formuladores do nosso setor. A busca por formulações multifuncionais vem crescendo e já se mostra como uma tendência em alta nas publicações científicas e tecnológicas, afirmou o presidente-executivo da Abihpec, João Carlos Basilio.

Além disso, o especialista do CAS, uma divisão da Sociedade Americana de Química, Gabriel Ferreira, explicou que, nas últimas três décadas, foram registrados cerca de mil documentos entre patentes depositadas e artigos publicados sobre o tema “produtos multifuncionais em HPC”, sendo que 60% foram publicados somente na última década. França, EUA e China são alguns dos países que mais realizam pesquisa na área. 

De acordo com o levantamento do CAS, os cremes para pele, hidratantes e antioxidantes, estão entre as frentes mais estudadas. “Além de oferecer praticidade e otimização do tempo, os multifuncionais oferecem economia ao bolso e impacto positivo no que diz respeito à sustentabilidade, reduzindo a geração de resíduos sólidos, uma vez que basta um único produto para diferentes finalidades”, explicou Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *