Pesquisa revelou comportamento de diversas gerações no consumo de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Crescer em contextos socioculturais e econômicos distintos impacta diretamente o comportamento de consumo de pessoas de diferentes gerações. Compreender esse movimento é um caminho de todas as marcas que desejam comunicar, vender e criar produtos de forma personalizada e assertiva. Um levantamento apresentado pelo instituto de pesquisa ALS Perception, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), revelou as particularidades e as oportunidades de penetração do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) na rotina dos diferentes públicos.

O estudo mostrou que quanto mais novo o consumidor, menos fiel a marca ele é. Ou seja, a geração Z está mais propensa a buscar e conhecer novos produtos de higiene e cuidados pessoais, seja motivado por promoções, custo-benefício e/ou valor agregado. Os baby boomers (BB), por sua vez, são os mais fiéis, optando pela segurança e apostando em marcas pré-selecionadas: 6 em cada 10 mantiveram o comportamento de compra em relação a itens capilares e de banho.

O perfil mais desprendido de gerações mais novas também reflete em como encaram as transformações da sociedade: quanto mais jovem o consumidor, maior valorização de propagandas que prezam a diversidade. Tendência ainda mais forte quando o recorte é o público feminino.

Apesar das diferenças, qualidade (39%) e preço (18%) ainda são os principais fatores que influenciam a escolha por marcas em todas as gerações entrevistadas (Z, Y, X e BB). A preocupação com o meio ambiente e produtos naturais também foram fatores que influenciam na escolha de uma marca, sendo mais latente nas gerações mais novas.

As compras online se mostraram um hábito cada vez mais consolidado na rotina dos consumidores, independentes da geração: 40% disseram ser um hábito mensal e apenas 6% declararam nunca terem experimentado esse canal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *