Aumento de 17,2% nas exportações do primeiro quadrimestre do ano e 25,5% no mês de abril de 2023 levaram o setor para a marca histórica.

O superávit da corrente de comércio internacional da indústria brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) apresentou aumento de 30,9% no primeiro quadrimestre de 2023, em relação ao mesmo período de 2022, atingindo a marca R$ 29,2 milhões. O aumento reflete o crescimento das exportações, especialmente, no mês de abril deste ano. Os números são da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

De acordo com os dados da entidade, de janeiro a abril de 2023, o setor acumulou US$ 289,3 milhões em exportações, um aumento de 17,2%. O desempenho levou o setor neste quadrimestre à maior marca superavitária dos últimos 10 anos.  Em importações, o resultado total foi de US$ 260,0 milhões no quadrimestre, aumento de 15,8% em comparação ao período de janeiro-abril do ano anterior.

Para o presidente-executivo da Abihpec, João Carlos Basilio, o desempenho do setor de HPC no primeiro quadrimestre desse ano, sobretudo em abril, permite otimismo e projeções favoráveis com saldo superavitário para o fechamento do ano. “Mesmo com os entraves atuais nas exportações para a Argentina, o aumento de preços dos bens finais e de custos logísticos internacionais, nosso setor tem alcançado valores expressivos de exportação em 2023”, comenta Basilio.

Em abril de 2023, as exportações do setor alcançaram o valor de US$ 81,7 milhões, com aumento de 25,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já as importações totalizaram US$ 62,6 milhões, apresentando um aumento de 9,2% em comparação a abril de 2022 (US$ 57,3 milhões). A corrente de comércio internacional em abril de 2023 atingiu US$ 144,3 milhões, alta de 17,9% na comparação com o mesmo período em 2022 (US$ 122,4 milhões).

O saldo da Balança Comercial no mês de abril/2023 apresentou superávit no valor de US$ 19,1 milhões, aumento de 144,9% em relação ao saldo superavitário do ano anterior, contribuindo para a melhor marca em 10 anos. 

As categorias que tiveram maior crescimento de suas exportações no período foram: produtos para cabelos (18,4%), sabonetes (29,8%) e destaque para a exportação de cremes para pele/protetores/bronzeadores (72%).

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