Mais do que ter ofertas reais e capacidade para entregá-las, é preciso
conhecer o consumidor e conquistá-lo em todas as fases de sua jornada

Com pouco mais de um mês para a chegada do Natal, as vendas do varejo já
estão aquecidas e a perfumaria deve se preparar para a data. “O primeiro
passo de preparação antes de uma data de vendas massivas, como o Natal, é
ter uma estimativa (com base em anos anteriores), de quanto e quais produtos

serão vendidos ao longo das semanas de promoção. Ter acuracidade na
montagem do estoque é peça fundamental para garantir a saúde da perfumaria
antes, durante e depois do evento. A comunicação no ponto de venda (PDV) e
nas redes sociais e site, são fundamentais para que as metas de venda sejam
atingidas. De nada adianta promocionar seus produtos com grandes descontos
se seu público consumidor não está sabendo. O ambiente digital precisa ter
ações exclusivas do canal, considerando: produtos, preço e logística de
entrega”, explica a head de operações da SGR Consultores, Priscila Saad.
Muito utilizados em datas comemorativas, os kits promocionais devem ser
desenvolvidos de forma estratégica. “Em primeiro lugar as perfumarias
precisam ter clareza de seu público-alvo e hábitos de consumo/compra. Assim,
é importante ter uma boa plataforma para coleta de informações sobre venda.
Desta forma, a assertividade de quais tipos de kit montar é ampliada. De forma
geral, os kits precisam ter bons produtos e um apelo visual atrativo”, orienta
Priscila.
As lojas que possuem um CRM e fazem uso das informações, podem criar kits
com base na composição de cesta do shopper que frequenta aquela loja. “Por
exemplo, 70% dos shoppers que compram xampus masculinos também levam
um desodorante. Logo, pode ser uma boa pedida montar um kit com um
desodorante que seja lançamento com um desconto no combo", indica Priscila,
destacando que isso gera experimentação e pode trazer novos consumidores
para a marca ou categoria ofertada.
Além disso, é fundamental que a perfumaria, seja online ou física, ofereça
opções que possam resolver presentes para diferentes faixas etárias e gostos.
“Considerando a experiência em loja física, e o excessivo número de compras
a que o consumidor possa estar submetido, a equipe de vendas das lojas
precisa apoiar os consumidores com opções, buscando entender toda a
necessidade e assim, atuar de forma consultiva”, finaliza a especialista.

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