Compliance é essencialmente importante para as empresas e as boas práticas internas da mesma

Diversas pastas organizadoras com nomes desfocados, como banners e clientes, e destacado a palavra "compliance"
Compliance: O que é? Por que implementar em sua empresa?

O Compliance nada mais é do que uma série de procedimentos internos adotados por meio de um programa cuidadosamente estruturado e que tem como intuito fazer com que a empresa esteja dentro das leis, normas e regulamentos vigentes, inclusive os regulamentos internos.

Essa estratégia é essencial para seguir os padrões éticos legais dentro de sua empresa.

Além disso, atualmente é uma das principais soluções para evitar problemas causados por corrupção ou falhas de conduta humana.

De acordo com a pesquisa “Definitive Risk Compliance Brenchmark Report“, da Navex, as organizações estão cada vez mais atentas a isso, não apenas compreendendo do que se trata Compliance, mas também como colocar em prática da melhor forma possível.

Isso tem atraído cada vez mais a atenção de gestores porque traz resultados concretos. Alguns deles traremos dentro deste artigo exclusivamente para você.

O que é Compliance?

Um cadeado em cima de um teclado de notebook
O que é compliance?

Este é um termo em inglês que pode ser interpretado como “estar dentro dos conformes”.

Ele adentrou fortemente ao Brasil através do cenários político, principalmente após a aprovação da lei n° 12.846/13. Aqui, ficou conhecida como Lei Anticorrupção, onde se tornou ainda mais evidente a necessidade de ter um profissional especializado em Compliance.

A legislação obriga as instituições a determinarem políticas internas de controle bastante rígidas em relação a qualquer possibilidade de fraude, desvio ou atos de corrupção dentro da empresa.

A responsabilidade do profissional de Compliance, serve tanto para a elaboração, quanto a execução dessas normas dentro da empresa.

O maior desafio dentro disso tudo, é criar um ambiente onde nenhuma modalidade de fraude prospere.

Como funciona essa estratégia dentro das empresas?

Compliance, tem relação direta com a implementação de políticas e procedimentos que visam garantir uma organização que funcione de acordo com as suas normas e leis dentro do setor.

Para cumprir essa regulamentação de privacidade, como a LGPD, as políticas de proteção de dados devem estar bem claras, além de criar processos para obter consentimento de clientes, relatar violação de segurança e determinar um encarregado de proteção de dados.

Em um exemplo de lavagem de dinheiro, o compliance indica verificar a identidade dos clientes e monitorar as transações suspeitas e relatórios das autoridades competentes.

É terminantemente proibido que as empresas determinem pessoas sem qualificação para compliance, afinal, para a implementação dessa estratégia exige muitos esforços da empresa, inclusive treinamentos regulares para os funcionários, junto a auditorias internas e avaliações dos riscos.

Além disso, algumas tecnologias de automação podem auxiliar nestes cuidados.

Como surgiu o compliance?

Mesmo o termo tendo ganhado destaque apenas nos últimos anos, principalmente por conta de denúncias envolvendo as empresas brasileiras, este conceito já existe há muito tempo.

Não há uma data exata de origem, no entanto, muitas pessoas apontam o ano de 1930 como um marco regulatório para as práticas de compliance. Neste ano, foi realizada a conferência de Haia.

Pessoas em uma sala de reunião sentados em uma mesa, um homem negro de terno gesticula com uma mulher que está em pé, atrás dela uma lousa branca, ao lado da mulher um homem de terno, a frente no lado direito uma mulher negra com uma caneta na mão, ao lado dela um homem com camisa branca mexendo no notebook
Qual a importância da compliance para empresas

Por que ela é tão importante para as empresas?

Como falamos anteriormente, o compliance tem se tornado cada vez mais importante, onde há cada vez menos tolerância com algumas situações.

No Brasil, um dos maiores exemplos é o da Petrobrás, onde apareceu em todos os noticiários um grande escândalo em razão de práticas fraudulentas.

Dentro de um mundo conectado, onde grande parte das pessoas têm acesso a tecnologia, a falta de controle da empresa pode resultar em um vazamento de dados confidenciais. Por conta disso, o armazenamento em nuvem deve ser analisado cuidadosamente dentro da gestão de riscos.

O risco de atuar sem a compliance, pode resultar em sanções legais ou financeiras à instituição.

Benefícios da Compliance

A compliance oferece uma série de benefícios para as empresas e aos clientes. Afinal, o risco de vazamentos de dados torna-se menor.

Veja abaixo quais são estes benefícios:

  • Delimita práticas alinhadas diretamente aos valores da empresa
  • Preserva a integridade civil e criminal
  • Você consegue identificar os riscos
  • Mais eficiência antifraude
  • Aumenta sua competitividade no mercado
  • Cria uma cultura entro de sua empresa

Este conteúdo foi útil para você? Continue acompanhando nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *