Estudo visa identificar oportunidades para aquecer ainda mais o consumo de itens de higiene e beleza no final do ano
A melhora na economia, vem de encontro com a menor taxa de desemprego desde 2014 e do oitavo resultado trimestral positivo consecutivo do PIB, podem impactar diretamente nas vendas de itens de higiene e beleza no natal. Dito isso, três categorias se destacam entre os presenteáveis: higiene e beleza, chocolate e panetone. Juntas, elas somaram R$ 1,7 bilhão em presentes no Natal de 2022.
De acordo com dados do Kantar, 18% do faturamento da cesta de higiene e beleza em dezembro são apenas de presentes. Estes números ficam abaixo apenas das compras de Dia das Mães, com 25%. Além disso, em 2022, 9,7 milhões de pessoas ganharam lembrancinhas da de higiene ou beleza. Dito isso, cada uma recebeu, em média, 3,4 unidades, o que equivale a R$ 84,27.
Os maiores gastos com higiene e beleza com presentes natalinos, representavam a área da perfumaria, (com 47,2% de importância em valor em dezembro de 2022) e a cremes corporais (17,5%). Ambos, no entanto, cederam espaço para opções mais baratas. Afinal, 1/3 do faturamento da categoria foi composto por mimos de até 29 reais.
Em quais produtos as perfumarias e farmácias devem concentrar mais os seus esforços no Natal de 2023?
Criar um mix de produtos para a sua perfumaria e/ou farmácia é essencial para impulsionar suas vendas. Isso porque, trazendo mais produtos e mais variedades para o seu estoque, as chances de retorno são grandes.
Além disso, o investimento mais alto no início, irá te ajudar a medir quais os produtos que mais são vendidos em sua região, e quais não são vendidos de forma alguma.
Outro fato ao qual você deve se atentar é a categoria de produtos, e quais atendem as necessidades básicas de seus clientes e as secundárias.
Dessa forma, deverá se concentrar nos seguintes produtos:
- Itens de Higiene Pessoal
- Maquiagem
- Cosméticos para pele, cabelo e corpo em geral
- E perfumes (pode variar de acordo com o seu público-alvo)
Esteja também sempre atento(a) as tendências, trazer novidades para os clientes é essencial para mantê-los próximos.
Confira abaixo a lista de itens de higiene e beleza mais vendidos em farmácia
- Creme hidratante de rosto
- Sabonete líquido para o corpo
- Máscara de cílios
- Protetor labial
- BB Cream
- Batom Matte Gloss
- Desodorante feminino
- Colônia infantil
- Shampoo infantil
- Lenço umedecido para corpo e rosto
- Protetor solar
- Desodorante masculino
- Tintura de cabelo
- Kit shampoo + condicionador
- Absorvente
- Fio dental
Mesmo sem a presença de perfumes nessa lista, é essencial que você tenha colônias masculinas e femininas para a sua farmácia. Afinal, no natal, os perfumes entram na lista de mais vendidos nos períodos natalinos.
O que levar em consideração na hora de realizar as suas campanhas de natal?
Muitos microempresários aproveitam as épocas de festas de final de ano para aumentar o preço de seus produtos. No entanto, essa estratégia, muitas vezes acaba tendo o efeito reverso. Por conta disso, a ideia é que se faça promoções para trazer novos clientes e atrair seus clientes antigos. Com isso, as suas chances de bater a meta de vendas nas festas de final de ano são maiores.
“Os canais de compra devem levar em conta que dezembro é um mês em que há diversos estímulos além da média – férias, festas, compromissos, comunicação in e outdoor, online e offline, presentes, entre outros. Nesse sentido, não apenas preço, mas conveniência, rapidez e sortimento adequados podem fazer a diferença na disputa pela preferência do consumidor”, ressalta a gerente de marketing da Kantar, Luisa Teruya.
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